Significado de Metáfora e Comparação

Compartilhar no Facebook

O que é Metáfora e Comparação:

Metáfora e comparação são duas das mais conhecidas figuras de linguagem. Dentro da categoria das figuras de linguagem, elas representam figuras de palavras.

A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metáfora. Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto.

Exemplo de Metáfora

"Aquele homem é um touro, nunca vi ninguém tão forte!" Neste caso, a homem é caracterizado como um touro porque é forte como esse animal. A força demonstrada é o traço semântico comum entre os dois.

A comparação é bastante semelhante à metáfora, e é usada para confrontar características ou ações de alguns elementos. A comparação pode ser simples ou por símile, quando os dois elementos são de universos ou categorias distintas. No caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, parecia, tal, qual, assim, etc).

Exemplo de comparação

"A minha filha é como um anjo". Este exemplo expressa a comparação feita por uma mãe, elogiando algumas características que tornam a sua filha parecida com um anjo.

A metáfora e comparação são de tal forma parecidas que alguns especialistas classificam exemplos de metáfora como "comparação implícita" (porque não apresenta o elemento de conexão característico da comparação) e os exemplos de comparação como "comparação explícita".

O significado de Metáfora e Comparação está na categoria: Língua Portuguesa