Significado de Negligência

Compartilhar no Facebook

O que é Negligência:

Negligência significa uma falta de cuidado, descuido, desatenção, displicência, e pode ser relacionado à uma situação específica, à uma pessoa, à um objeto, e etc, e é um termo oriundo do latim. Negligência também pode ser não intencional, quando alguém não a comete propositalmente

Neglicência, em termos jurídicos, é quando ocorre uma falta, com ou sem intenção, quando alguém omite o cumprimento dos seus deveres, não faz algo que deveria ter sido feito, principalmente na área da saúde, como medicina, enfermagem, por exemplo, um médico foi negligente por não ter ido verificar seu paciente durante a noite. Ser negligente com algo ou alguém, por exemplo, abandonar a vítima, em um acidente de trânsito, é ser negligente, e a pena está no Código Penal Brasileiro.

Imprudência x Negligência x Imperícia

Negligência não é sinônimo de imprudência e nem de imperícia, uma vez que imprudência é quando um indivíduo se precipita ao agir, consiste numa precipitação no agir, e negligência é a falta de atenção com seus próprios atos. Imprudência é quando a pessoa deveria ter previsto um fato, e não o fez, seja por preguiça, falta de atenção, e etc.

Já imperícia, é a falta de habilidade para praticar determinados atos que exigem certo conhecimento, por exemplo, quando pacientes que não tem nenhum ou pouco conhecimento na área, tomam medicações sem prescrição médica.

O significado de Negligência está na categoria: Geral