Significado de Ratimbum

Compartilhar no Facebook

O que é Ratimbum:

Ratimbum ou Rá-Tim-Bum foi um programa infantil de grande sucesso, produzido pela TV Cultura, entre os anos de 1989 e 1992.

A direção do programa era de Fernando Meirelles, e os principais atores eram Marcelo Tas e Carlos Moreno. Foram um total de 180 episódios e o programa ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York.

Quando alguém está de aniversário, depois do famoso "Parabéns pra você", costuma-se cantar um outro refrão que é "ra-tim-bum", porém existe uma lenda de que esta expressão seria uma palavra mágica usada em rituais satânicos e segundo o autor da lenda, o termo significa "eu amaldiçoo você".

De acordo com lendas antigas, nos rituais de magia a palavra era usada para fazer com que o mestre dos magos ressurgisse das cinzas e realizasse o desejo da pessoa que clamou por ele.

Existe outra teoria de que ratimbum na verdade refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, que visitava faculdades na Índia e acabou cativando os estudantes com a sonoridade do seus nome.

Como esses estudantes eram normalmente convidados a prestigiar festas de aniversário, a palavra começou a fazer parte de seus cantos.

Uma outra teoria, mais aceita e menos dramática, sugere que Rá-Tim-Bum seja uma onomatopeia, ou seja, uma figura de linguagem, que transcreve o som dos balões de aniversário estourando.

Castelo Rá-Tim-Bum

O Castelo Rá-Tim-Bum foi outro programa televisivo de sucesso da TV Cultura, que foi ao ar entre 1994 e 1997, totalizando 90 episódios.

Este programa também deu origem a uma franquia de outras atrações educativas e de entretenimento, como o Teatro Rá-Tim-Bum e a Ilha Rá-Tim-Bum. 

O significado de Ratimbum está na categoria: Geral