Significado de Taxa de mortalidade

Compartilhar no Facebook

O que é a Taxa de mortalidade:

A taxa de mortalidade é um índice demográfico obtido pela relação entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo, normalmente um ano. Frequentemente a taxa é representada como o número de óbitos por cada 1000 habitantes.

Existem vários fatores que podem influenciar a taxa de mortalidade, entre eles a condição física de cada habitante, fenômenos climatológicos, subnutrição, doenças (como infarto, derrame cerebral, etc) entre outros.

Vários autores consideram a taxa de mortalidade um índice pouco significativo, tendo em conta que não contempla a estrutura das idades da população.

A taxa de mortalidade é frequentemente apresentada em gráficos ou tabelas, com dados a respeito da mortalidade em relação a diferentes grupos etários, sendo possível obter um quociente de mortalidade. Também é possível comparar a mortalidade masculina e feminina, e determinar a esperança média de vida para o habitante de um país específico.

Uma taxa de mortalidade superior a 30% é considerada elevada, entre os 15% e os 30% é moderada e é considerada baixa se a taxa é menor que 15%.

Taxa de mortalidade brasileira

Em 2011, de acordo com o CIA World FactBook, a taxa de mortalidade brasileira era de 6,38 mortes por cada 1.000 habitantes.

No Brasil, tanto a taxa de natalidade como a de mortalidade têm descido nas últimas décadas. Desde 1940, a taxa de mortalidade no Brasil tem descido graças a avanços tecnológicos, avanços na medicina, melhores hábitos de alimentação, etc. Como a taxa de mortalidade tem descido, a expectativa de vida aumenta consequentemente, e em 2012, a expectativa de vida no Brasil passou a ser 74,6 anos.

Taxa de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil é o número de crianças que morrem no primeiro ano de vida, por cada mil crianças nascidas, durante o período de um ano em uma determinada região.

Vários autores consideram a taxa de mortalidade infantil um indíce mais idôneo que a taxa de mortalidade, porque com essa taxa é possível comparar as condições sanitárias e socio-econômicas de vários países.

Apesar disso, algumas taxas de mortalidade infantil são calculadas com a morte de crianças com menos de cinco anos.

No Brasil, graças a campanhas de vacinação (e outros fatores), a taxa de mortalidade infantil tem reduzido drasticamente. De 1990 até 2012, houve uma redução de 77%.

O significado de Taxa de mortalidade está na categoria: Geral