Significado de Taxa de Natalidade

Compartilhar no Facebook

O que é Taxa de Natalidade:

Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo.

A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.

Nas mesmas condições, a taxa de mortalidade reúne a quantidade de óbitos ocorridos em uma determinada população durante certo período. O excesso de nascimentos sobre os óbitos exprime o crescimento populacional ou vegetativo da população, ou seja, é um crescimento positivo. Quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes, a população apresenta um crescimento negativo. Podendo ainda esse crescimento ser nulo, quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.

A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade de nascimentos registrados no mesmo período. Ao se fazer a divisão da quantidade de nascimentos pela população do período, obtém-se a taxa de natalidade.

Um dado preocupante em muitos países desenvolvidos é que a taxa de natalidade se apresenta bastante reduzida, o que aumenta cada vez mais o envelhecimento da população.

No Brasil, ao longo das últimas décadas a taxa de natalidade vem decrescendo. Em 1970, cada mulher tinha em média 5,8 filhos, em 2013, esse índice caiu para 1,77.

Entre os países que possuem as menores taxas de natalidade no mundo, estão: Japão, Rússia, Suécia, Itália e Alemanha etc. Entre os que apresentam uma maior taxa de natalidade estão: Afeganistão, Angola, Congo, Somália, Sudão etc.

O significado de Taxa de Natalidade está na categoria: Geral