Significado de Urgência e Emergência

Compartilhar no Facebook

O que é Urgência e Emergência:

Urgência e emergência são dois termos usados na área da Medicina, e muitas pessoas os confundem. Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte, e emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de perigo.

No âmbito da medicina, emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência.  Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, mas possuem um caráter menos imediatista.

No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.  A diferença principal entre as duas palavras concentra-se mais no campo da medicina, como por exemplo hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue são consideradas como situações de urgência.

Outro ponto é que nas emergências o aparecimento é súbito e imprevisto e exige solução imediata, e urgência não, pois apesar de ser em curto prazo, havendo apenas premência ou insistência de solução, porém ambas são muito perigosas.

O significado de Urgência e Emergência está na categoria: Geral