Significado de UVA e UVB

O que é UVA e UVB:

UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética. Assim, UVA, UVB e UVC são diferentes tipos de raios ultravioleta e que são transmitidos a partir do Sol.

A exposição prolongada aos raios ultravioletas é bastante prejudicial ao ser humano, podendo ser responsáveis por diversos males, entre eles o câncer de pele, por exemplo.

Esses raios são invisíveis, mas estão presentes em todas as épocas do ano, seja no verão ou inverno (com maior incidência nas estações mais quentes).

Para se prevenir da radiação é necessário seguir algumas recomendações básicas, como: usar protetor solar diariamente, não ficar exposto ao sol entre as 10h da manhã e as 16h da tarde, utilizar protetor solar com fator de proteção elevado - FPS (acima de 30 FPS), principalmente em pessoas com pele clara e crianças.

Saiba mais sobre o significado de FPS.

Significado de UVA

A radiação UVA está presente durante todo o ano, atingindo a pele humana quase que da mesma forma, tanto no inverno como no verão. Porém, a radiação UVA é mais intensa antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.

Os raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme. Essa radiação também tem uma participação em alergias, e predispõe a pele ao surgimento do câncer.

No entanto, os raios UVA também são os responsáveis por garantir o bronzeado na pele, quando esta é exposta moderadamente ao sol.

Os raios UVA ainda estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.

Significado de UVB

A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da Terra, sendo o restante dos raios, que conseguem ultrapassar essa barreira, nocivos ao organismo humano.

A radiação UVB é mais intensa durante o verão, devido as elevadas temperaturas, predominantemente entre as 10h da manhã e às 16h da tarde. Esta radiação penetra superficialmente a pele e é a responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.

Significado de UVC

Já a radiação UVC é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, não atingindo os seres humanos na superfície do planeta. 

Essa radiação é altamente penetrante e danosa a saúde, e os seres humanos teriam sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. Por este motivo, é muito importante proteger a camada de ozônio, para evitar que estes raios cheguem à superfície da Terra.

Ver também: o significado de Ozônio.

O significado de UVA e UVB está na categoria: Siglas