Significado de Densidade

Compartilhar no Facebook

O que é Densidade:

Densidade significa a qualidade daquilo que é denso, compacto. No sentido figurado, a densidade exprime o grau de profundidade ou intensidade de determinado aspecto, por exemplo, a densidade de uma conversa ou a densidade do poema.

A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Pode ter diferentes tipos de acordo com a área ou disciplina. Por exemplo:

Física (massa por volume)

Em Física, a densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso) pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado.

A fórmula matemática para cálculo da densidade é a seguinte: d = m/v (densidade = massa/volume).

A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Por exemplo, a densidade do aço forjado é de 7,86 g/cm³, enquanto que o ar, ao nível do mar e a 15 °C, tem uma densidade de aproximadamente 1,225 kg/m³.

Música

A densidade é uma propriedade do som, que pode ser mais ou menos denso de acordo com a quantidade de sons ouvidos em simultâneo.

Fotografia

A densidade fotográfica determina o grau de escurecimento (opacidade) de uma imagem em papel.

Densidade demográfica

A densidade demográfica, também conhecida como densidade populacional ou população relativa é um indicador dado através da relação entre a população e a superfície do território, normalmente relativa a seres humanos. A densidade demográfica indica a média de quantos habitantes existem por cada quilómetro quadrado.

De acordo com dados de 2012 do IBGE, o Brasil tem um território equivalente a 8 515 767, 049 km² e 198 360 943 habitantes, o que equivale a 23,29 habitantes por quilômetro quadrado.

O significado de Densidade está na categoria: Geral