Significado de Vintage

Compartilhar no Facebook

O que é Vintage:

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade.

Trata-se de um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e que se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas), por exemplo. 

As pin-ups dos anos 50 e 60 - perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo - é outro exemplo de moda vintage.

Mas, não são vintage apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda e stylists, roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usado, antigo e de pertencerem a outra época.

Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80 e 90 podem se enquadrar no conceito de moda vintage, por fazerem parte de um estilo considerado ultrapassado e que marcou uma época. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós.

Algumas pessoas começam a considerar algum objeto ou roupa como vintage quando esta tem no mínimo mais do que 20 anos de idade.

Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage", enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage".

O termo também é usado para os automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.

Outra designação atribuída à palavra vintage tem origem anglo-francesa, e é usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada.

O famoso Vinho do Porto, por exemplo, recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.

Vintage e Retrô

Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô.

O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).

O significado de Vintage está na categoria: Geral