Significado de Extinção

Compartilhar no Facebook

O que é Extinção:

Extinção significa o efeito de extinguir-se e está diretamente relacionado com a biologia e ecologia. Extinção é a morte, o desaparecimento total de diversas espécies, como animais, plantas, e pode ocorrer por diversas causas, algumas inevitáveis e outras com uma causa específica.

Extinção é uma parte normal de um processo evolutivo, por exemplo, quando os dinossauros sumiram da Terra, a chamada extinção em massa. Existem também alguns eventos que podem causar a extinção, como erupções, mudanças bruscas de clima, e atualmente, a atividade humana tem sido um dos fatores mais prejudiciais da extinção de animais e plantas.

As épocas em que se registrou maior número de extinções foram a transição do Paleozoico para o Mesozoico (trilobites, graptólitos, muitos equinodermos, cistóideos e corais primitivos) e a transição do Mesozoico para o Cenozoico (amonites, belemnites, dinossauros, pterossauros, ictiossauros, plesiossauros).

A transformação lenta de uma espécie animal em outra (por exemplo, a série equídeos) não se considera extinção.

Causas da Extinção

As principais causas de extinção das espécies incluem a destruição do seu habitat, poluição, predadores, e então as espécies ficam, inicialmente ameaçadas ou em perigo de extinção, até chegarem à extinção.

A extinção pode ser causada por uma insuficiente capacidade de adaptação a condições ambientais diferentes (variações climatológicas, deslocação por competidores na alimentação, aniquilação por outros organismos ou pelo homem).

Animais em Extinção

Existem diversos animais que estão em perigo de extinção, como o lobo guará, a onça pintada, águia americana, mico leão dourado, tartaruga da Amazônia, arara azul, e muitos outros. Alguns animais que já foram extintos são a arara vermelha, avestruz árabe, lobo da tasmânia, tigre persa, e muitos outros.

Plantas em Extinção

Algumas plantas também estão em risco de extinção, como andiroba, cedro, mogno, pau-brasil, jacarandá, algumas dessas muito utilizadas para a fabricação de móveis, o que contribuiu para a extinção da espécie.

Extinção da Punibilidade

No contexto jurídico, a extinção da punibilidade indica uma situação em que deixa de existir a possibilidade de punir um determinado ato ilícito ou ilegal.

As causas que justificam a extinção da punibilidade estão enumeradas no artigo 107 do Código Penal Brasileiro.

O significado de Extinção está na categoria: Geral