Significado de Honestidade

Compartilhar no Facebook

O que é Honestidade:

Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma  qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros.

Alguns sinônimos de honestidade são honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor, dignidade.

No mundo da música a honestidade é muitas vezes mencionada. Um exemplo disso é a música Pânico na Zona Sul do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, cuja letra afirma: "Honestidade nunca será demais, sua moral não se ganha, se faz".

O significado de Honestidade está na categoria: Geral