Significado de Lato Sensu

Compartilhar no Facebook

O que é Lato Sensu:

Lato sensu é uma expressão em Latim que significa "em sentido amplo". É utilizada em outros idiomas e áreas como Direito, Linguística, Semiótica e outras, para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido lato, mais abrangente.

No Brasil, a expressão foi introduzida para distinguir os cursos de pós-graduação de menor duração por oposição a "stricto sensu".

"Lato sensu" designa os cursos de especialização e MBAs em que a atividade de pesquisa tem sentido amplo, envolvendo problemas específicos da área de estudo. O aluno recebe um certificado de conclusão no final do curso.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as pós-graduações "lato sensu" devem ter duração mínima de 360 horas.

Os cursos de pós-graduação mais longos que englobam mestrado e doutorado são designados por "stricto sensu" (em sentido estrito). No final do curso o aluno recebe o título de mestre ou doutor.

As pesquisas efetuadas nas especializações stricto sensu envolvem novos problemas e a comprovação de novas teorias. Ao contrário das especializações lato sensu que são direcionadas para a resolução de novos problemas mas aplicando as teorias já existentes.

O significado de Lato Sensu está na categoria: Geral