Significado de WLAN

Compartilhar no Facebook

O que é WLAN:

WLAN é a sigla inglesa de Wireless Local Area Network, que em Português significa "Rede Local Sem Fios". É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à Internet, sem necessidade de usar os tradicionais cabos para conectar dispositivos.

Inicialmente os equipamentos para uma WLAN eram muito caros, por isso, eram usados somente em grandes corporações. Com a diminuição dos custos com equipamento, particulares também passaram a ter acesso.

Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão Wi-Fi (Wireless Fidelity), que permite a ligação de computadores portáteis, celulares, PDA, etc., que não estejam muito distantes do ponto de acesso.

Uma conexão WLAN é útil tanto para empresas como casas particulares. Nas empresas permite o rápido acesso dos funcionários aos dados, e em casa possibilita conexão à Internet para toda a família.

Antigamente se pensava que as conexões eram mais rápidas e seguras em redes com fios, uma noção que já não se verifica atualmente com a velocidade e segurança proporcionadas pela WLAN.

A segurança de uma WLAN é feita através da autenticação do usuário, evitando acessos não autorizados; e com a criptografia de dados, para proteção dos dados transmitidos pela rede.

O significado de WLAN está na categoria: Siglas