Significado de Ironia

Compartilhar no Facebook

O que é Ironia:

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa.

A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. A ironia procura valorizar algo, mas quando na realidade quer desvalorizar, incluindo também um timbre de voz para caracterizar melhor o ato. Apesar disso, a ironia não é apenas usada em relação a uma pessoa, mas também para fazer referência a uma situação ou acontecimento engraçado ou curioso.

A ironia pode ser de três tipos: a ironia oral, quando é dita uma coisa e pretende expressar outra. A ironia dramática, ou a ironia satírica, quando uma palavra ou uma ação coloca uma situação em jogo, e, por exemplo, no teatro, a plateia entende o significado, mas a personagem não, e a ironia de situação que é a disparidade existente entre a intenção e o resultado da ação. Já a ironia cósmica ou infinita é a disparidade entre o desejo humano as realidades do mundo externo. Na ironia antífrase, acontece o engrandecimento de ideias erradas, funestas, e quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.

A expressão "ironia do destino" é usada descrever uma situação em que acontece algo que não era esperado, muitas vezes serve para indicar um tipo de justiça divina.

Leia mais sobre o significado de ironia do destino.

Frases irônicas

Passei a minha juventude querendo ser mais velho. Hoje sou mais velho e passo o tempo todo querendo ser mais jovem.

Vou comer sopa no almoço, mas só tenho um garfo.

O meu tio morre de medo de andar de avião e acabou de ganhar uma viagem em um concurso.

A pior ironia é que eu adoro camarão, mas sou alérgico.

O significado de Ironia está na categoria: Geral