Significado de Bacharelado

O que é Bacharelado:

Bacharelado é um grau acadêmico de bacharel. Inicialmente era um grau concedido a todas as pessoas que concluíam o ensino médio, mas atualmente o bacharelado é concedido a uma pessoa que conclui um curso universitário.

Para o formando receber o título de bacharel é necessário que ele curse todas as disciplinas que fazem parte do currículo de uma faculdade de nível superior. Em alguns países o título de bacharel continua sendo apenas dado ao indivíduo que concluiu o ensino secundário ou ensino médio.

Em algumas universidades o título de bacharelado é atribuído a um aluno que completa um curso com a duração de três anos. Já os cursos técnicos e profissionalizantes não conferem o título de bacharel ao profissional, o aluno recebe uma qualificação como técnico ou especialista.

Veja também o significado de grau de instrução.

Como funciona o bacharelado?

No Brasil o bacharelado é conferido na maioria dos cursos de graduação, como engenharia, matemática, letras, direito, sociologia, economia, administração, contabilidade, comunicação social, farmácia, medicina, odontologia, fisioterapia, enfermagem etc.

Em geral os cursos universitários de bacharelado têm duração entre três e seis anos. Para concluir o bacharelado é preciso cursar todas as disciplinas obrigatórias que fazem parte da grade curricular do curso e, normalmente, também são oferecidas disciplinas optativas.

Na maioria das universidades, tanto públicas como privadas, também é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso.

No bacharelado o estudante é preparado de maneira ampla para atuar na profissão. Durante o curso a aluno tem contato com as diversas possibilidades profissionais que o curso pode oferecer, o que lhe permite ter conhecimento sobre o mercado de trabalho na área.

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Bacharelado e licenciatura são duas diferentes opções de estudo e alguns cursos de graduação oferecem ambas opções de habilitações.

O curso na forma de bacharelado tem uma base curricular de ensino que prepara o aluno para atuar de forma mais ampla no mercado, preparando-o para trabalhar em diferentes funções que podem ser desempenhadas dentro da área profissional escolhida.

Já os cursos oferecidos na forma de licenciatura são indicados para quem pretenda dar aulas, ou seja, para quem deseja seguir carreira profissional no magistério.

Nesses cursos, além das disciplinas oferecidas na formação do bacharelado, o aluno também estuda matérias específicas que o preparam para o exercício do magistério, como didática e outras relacionadas ao ensino pedagógico.

Os cursos de licenciatura são oferecidos em diferentes áreas de estudo, que preparam o aluno para atuar como professor em uma disciplina específica, como matemática, português, história, geografia, entre outras.

Saiba mais sobre os significados de Magistério, Bacharel, Licenciatura e de Ensino Superior.

Data de atualização: 27/06/2019.