Significado de Medusa

O que é Medusa:

Medusa era uma terrível criatura de olhar petrificante e cabeleira formada por serpentes, que faz parte da mitologia grega.

Conta a lenda, que Medusa, filha de Fórcis e Ceto (divindades marinhas), era uma linda mulher com asas de ouro mas, foi castigada por Atena (deusa da sabedoria) por ter feito amor com Poseidon (deus do mar) em um Templo de Atena.

A deusa da sabedoria transformou Medusa em uma terrível criatura, com pele escamosa e cabeleira formada por serpentes. Tornou-se mortal e seus olhos transformavam em estátua de pedra todos aqueles que a encarassem.

Medusa e suas irmãs Esteno e Euríale eram chamadas de irmãs Górgonas, eram temidas e moravam numa caverna, no extremo Oriente da Grécia, cercadas de homens e animais petrificados.

O herói Perseu, filho de Zeus (deus dos deuses) recebeu a tarefa de matar a Medusa. Atena ajudou entregando-lhe seu escudo e Hermes (mensageiro dos deuses), entregou-lhe suas sandálias aladas e um elo que o tornaria invisível. O rei Polidectes, ordenou que o jovem Perseu, decepasse a cabeça da Medusa e entregou-lhe um alforge, para transportá-la.

A lenda conta que Perseu matou a Medusa e entregou a cabeça a Atena, que a colocou em seu escudo, como símbolo de vitória.

Em sentido figurado, medusa também pode ser a designação de uma mulher feia.

Animal medusa

Medusa, também conhecida como água-viva, é um animal aquático com a forma de guarda-chuva, que pode ter tentáculos cobertos de células urticantes, causando reações alérgicas em qualquer pessoa que lhe tocar.

Saiba mais sobre:

Data de atualização: 10/09/2014.