Mito

O que é mito:

Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e dos seres humanos. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Estes componentes são interligados com fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

O objetivo principal do mito era transmitir conhecimento e explicar tudo aquilo que era importante na vida das pessoas.

O conhecimento mítico era transmitido através de rituais, danças, sacrifícios e orações, mas principalmente pela figura do rapsodo. Acompanhados de um instrumento musical, a lira, esses poetas declamavam as narrativas míticas, entretinham e educavam as pessoas.

Um mito também pode ter a função de manifestar alguma ideia de forma clara ou de dar explicações e tornar o mundo conhecido para as pessoas.

Mito nem sempre é utilizado no se sentido original, também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico. Porém, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura.

Os mitos têm caráter simbólico e didático, explicam a origem dos seres humanos através da união de fatos históricos com personagens sobrenaturais e histórias sagradas.

Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda, mas a própria verdade para aqueles que compartilham desse tipo de conhecimento.

A mitologia é o estudo do mito, das suas origens e significados. Alguns dos mitos mais conhecidos fazem parte da mitologia grega, que exprime a maneira de pensar, conhecer e falar da cultura grega. Alguns exemplos da mitologia grega são os deuses do Olimpo, os Titãs, e outras figuras mitológicas como minotauros e centauros.

Mito de Narciso

Na mitologia grega, um dos mais famosos mitos é o de Narciso, um jovem tão bonito que despertou o amor de Eco, uma bela ninfa. Narciso rejeitou esse amor, fazendo que a ninfa ficasse destruída com a rejeição. Como castigo, a deusa Nêmesis fez com que ele se apaixonasse por si próprio. Então, no dia em Narciso viu seu reflexo no rio, ficou admirando sua própria beleza até que definhou e morreu.

Veja também: