Deuses Indianos

Os deuses indianos são entidades que compõem a religião hindu, uma religião politeísta, predominante na Índia. O hinduísmo possui mais de 330 milhões de entidades, entre deuses e suas manifestações corpóreas, chamadas de avatar.

Alguns dos principais deuses indianos são:

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento.

Deus Brahma

No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Brahma representa o equilíbrio entre a força de sustentação do universo (Vishnu) e o poder da destruição (Shiva).

Ele também é responsável pela capacidade humana de perceber e compreender a sua própria existência.

O mantra de Brahma é: Oṃ Brahmaṇe Namaḥ.

Saiba mais sobre Brahma.

Shiva

Shiva é o deus da destruição e da transformação, responsável pela prática da ioga, A ioga de Shiva seria responsável pela transformação física, mental e espiritual.

Shiva é a terceira figura do trimurti, possuindo uma corrente própria do hinduísmo, o shivaísmo (ou xivaísmo), a segunda corrente mais popular (atrás do bramanismo).

Estátua do deus Shiva

Um dos principais símbolos de Shiva é o tridente, chamado trishula, que representa os três gunas (princípios que regem o universo):

  • Tamas - inércia, resistência e firmeza
  • Rajas - movimento, ação e força
  • Sattva - equilíbrio, pureza e tranquilidade

Mantra de Shiva: Om Namah Shivaya

Leia mais sobre Shiva.

Vishnu

Vishnu é o restaurador do universo, responsável por equilibrar as forças do mal e trazer ordem ao caos. É a segunda figura do trimurti e principal entidade do vishnuísmo, principal corrente do hinduísmo (com maior número de adeptos).

imagem do Deus Vishnu

Para os seguidores de Vishnu, ele é considerado o deus supremo, chamado de Mahavishnu.

Mantra de Vishnu: Om Namo Narayanaya

Parvati

Parvati é a segunda esposa de Shiva, reencarnação da primera, Sati, e mãe de Ganesha. É considerada a Deusa Mãe do hinduísmo, considerada a Deusa da fertilidade, da devoção, do casamento, dos filhos, do amor, da harmonia e do poder divino.

Parvati com  Ganesha no colo

Ao lado de Saraswati e Lakshmi, forma o Tridevi, a trindade feminina do hinduísmo. É considerada uma divindade materna, amável e gentil, podendo se manifestar como Durga ou Kali.

Enquanto Durga é a manifestação de sua figura personificando o amor materno, Kali representa a justiça violenta, da morte e do tempo.

Mantra de Parvati: Swayamvara Parvathi

Saraswati

Saraswati (Sarasvati) é considerada a deusa da sabedoria, do conhecimento e da aprendizagem. Sua figura também está relacionada com as artes, a música e a oratória. Saraswati é a shákta (esposa) de Brahma.

Saraswati tocando cítara

Ela forma o tridevi (tríade feminina de deusas hindu) com Parvati e Lakshmi, o que confere um lugar de extrema relevância nos cultos. É a deusa que guia os estudantes, professores e escritores.

Geralmente, é representada como uma figura de pele clara, quatro braços, empunhando um instrumento musical (vina ou cítara), acompanhada de um pavão e uma lótus branca.

Mantra de Saraswati: Om Aim Saraswatyai Namaha

Lakshmi

Lakshmi é a deusa indiana da prosperidade, da riqueza, da fertilidade, da boa colheita e protetora das crianças. É esposa de Vishnu, sendo a fonte de seu poder.

Lakshmi

Lakshmi aparece, geralmente, acompanhada por dois elefantes, a deusa é compreendida como um exemplo de virtude e generosidade, comumente sendo referida como A Benevolente ou A Bela.

A ela é atribuído também o símbolo da suástica, representando a boa sorte e o sucesso.

Mantra deLakshmi: Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha

Kali

Kali é a deusa do tempo, da conservação, da transformação e da destruição, muitas vezes, está também relacionada com a morte.

Kali

A cabeça cortada que Kali ostenta representa a morte do ego e a elevação para uma vida espiritual plena.

Mantra de Kali: Om krim kalikayai namah

Krishna

Krishna é o deus hindu do amor, um deus guerreiro, que lutou na Terra ao lado do povo contra guerreiros demoníacos.

Krishna

Krishna é um deus muito cultivado no ocidente através do Movimento Hare Krishna, criado em 1966, por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Mantra de Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

Veja também: Krishna.

Ganesha

Ganesha é deus hindu da abundância, da fortuna, do intelecto e da sabedoria. Filho de Parvati e Shiva, Ganesha é uma das principais divindades do hinduísmo, possuindo muitos devotos.

imagem ganesha - hinduísmo

Ganesha é represenatado como um deus com corpo humano (jovem) e cabeça de elefante com apenas uma presa. A presa única de Ganesha simboliza a superação de obstáculos.

Mantra de Ganesha: Om Gam Ganapataye Namaha

Saiba mais sobre Ganesha.

Rama

Rama é um avatar (reencarnação) de Vishnu. Rama representa a virtude. Rama é o exemplo máximo de conduta, é o bom pai, bom marido, bom filho, etc.

deus rama

Contou com a ajuda de Hanuman para derrotar o demônio Ravana.

Mantra de Rama: Jai Shri Ram

Hanuman

Hanuman é o deus-macaco do hinduísmo, representa a devoção pura. Hanuman é um avatar de Vishnu que abdicou de seu ego e seus interesses pessoais para proteger Rama.

deus hanuman

É um deus adorado na Índia, exemplo de abdicação e altruísmo. É comum que as pessoas peçam a ajuda e a proteção de Hanuman para auxiliá-las na resolução de seus problemas.

Shakti

Shakti é a imagem do poder supremo, assim como Brahma, mas em sua força feminina. Ela representa a energia cósmica primordial e as forças que regem o universo.

deusa shakti

Assim, o poder de Shakti está relacionado com a criação, a sustentação e a destruição do universo.

Shakti se manifesta através das deusas da trimurti, sendo muito cultuada pela vertente do hinduísmo que leva o seu nome, o shaktismo.

Mantra de Shakti: Adi Shakti, Adi Shakti, Adi Shakti, Namo Namo
Sarab Shakti, Sarab Shakti, Sarab Shakti, Namo Namo
Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Namo Namo
Kundalini Mata Shakti, Mata Shakti, Namo Namo

Indra

Indra é o deus que representa o clima e as estações do ano.

Foi responsável por derrotar o demônio Vritra, que causava a seca e impedia a felicidade humana. Assim, Indra está relacionado com a fartura e a prosperidade.

Deus Indra

No princípio, Indra era considerado o rei dos deuses e protetor do Darma (caminho para a verdade).

Mantra de Indra: Om Devarajaya Vidhmahe

Vajra Hastaaya Dhimahi

Tanno Sakrah Prachodayat

Agni

Agni é o Deus do fogo, irmão gêmeo de Indra. É considerado um Deus transformador, representado no mundo de três formas: na terra, pelo fogo; no céu, pelo raio e no universo, pelo sol.

deus agni

Os sere humanos possuem em si também 3 manifestações de Agni: no fogo das paixões, no fogo da raiva e no fogo da digestão.

Mantra de Agni: Om Mahajwalay Vidmahe

Agni Madhyay Dhimahi

Tanno Agnih Prachodayat

Durga

Durga é uma deusa guerreira, representa a força, a maternidade e as guerras. É comumente representada com armas, lutando, montada em um leão ou tigre.

Foi responsável por matar o demônio Mahishasura, que havia assumido a forma de um búfalo.

durga

A deusa é muito cultuada entre os hindus, recebendo até mesmo um festival em sua honra - o Durga Puja.

Kamadeva

Kamadeva é o deus do amor e da atração, equivale ao Cupido na religião hindu.

deus kama

Com seu arco e flecha, o Kama desperta o desejo em uma pessoa.

Mantra de Kamadeva: Om kamadevaya vidmahe

Leia mais sobre Ganesha e o Hinduísmo.