Significado de Metamorfose

O que é Metamorfose:

Metamorfose significa mudança, é a transformação de um ser em outro. De uma forma em outra.

No sentido figurado metamorfose é a mudança considerável que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa. É a transmutação física ou moral.

Metamorfose dos insetos

Os insetos sofrem metamorfose e passam por etapas intermediárias entre o ovo e o adulto. Alguns insetos passam por metamorfose incompleta. A eclosão do ovo libera uma ninfa razoavelmente parecida com o adulto, com menor tamanho e asas extremamente reduzidas. São exemplos de insetos com metamorfose incompleta os gafanhotos, os grilos, os cupins, os piolhos e percevejos.

A metamorfose completa inicia no ovo, onde sai uma larva, bem diferente do adulto. As larvas alimentam-se bastante, aumentam de tamanho e acumulam reservas. Posteriormente formam um casulo, quando param de se alimentar e consomem suas reservas. Nessa fase recebem a denominação de pupa ou crisálida, que continuam sua metamorfose até emergirem sob a forma adulta. Os principais representantes de metamorfose completa são borboletas e mariposas, moscas, pulgas, besouros e joaninhas, formigas, abelhas e vespas.

Metamorfose dos anfíbios

Na metamorfose dos anfíbios, observam-se diversas modificações, que do ovo passa para a larva, em seguida se processa o encurtamento relativo do intestino, relacionado com mudança de dieta de algas para insetos; o crescimento da língua; a formação das patas; o desaparecimento das brânquias e das fendas branquiais; e o surgimento da membrana timpânica, passando para a forma igual a adulta.

Metamorfose ambulante

Metamorfose ambulante é o nome de uma das principais músicas do cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989), gravada no ano de 1973. Nesta música, o artista afirma que prefere viver em um estado de constante mudança do que ser o mesmo todos os dias, com opiniões imutáveis e intransigentes.

Data de atualização: 14/02/2014.