Animais Vertebrados

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

Os animais vertebrados são seres vivos que possuem crânio e coluna vertebral ou espinha dorsal em seus corpos. Todos os animais vertebrados pertencem ao filo dos cordados, no reino Animalia.

A coluna vertebral e espinha dorsal são compostas por uma série de ossos ou estruturas cartilaginosas chamadas vértebras. São elas que fornecem suporte estrutural ao corpo e protegem a medula espinhal, que é parte do sistema nervoso central.

Os animais vertebrados podem ser aquáticos ou terrestres, abrangendo uma grande variedade de espécies, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Os animais vertebrados podem ser classificados de cinco formas: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Conheça exemplos de cada um deles:

Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos
Salmão Sapo Cobra Galinha Urso
Tubarão Jacaré Avestruz Onça
Atum Perereca Tartaruga Bem-te-vi Rato
Bacalhau Salamandra Jabuti Andorinha Baleia
Pirarucu Tritão Cágado Coruja Morcego
Tambaqui Cecília Lagarto Urubu Humano

Classificação dos animais vertebrados

Peixes

Cardume de peixes cinzentos vistos no fundo do mar de cor azul clara.

Os peixes são animais vertebrados de ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos. Eles possuem corpos alongados e aerodinâmicos, adaptados para nadar eficientemente na água.

Podem ser classificados em duas categorias principais: peixes ósseos e peixes cartilaginosos. Os peixem respiram por meio de brânquias, estruturas que realizam a troca de gases da respiração (oxigênio e gás carbônico) pela água.

Anfíbios

Pequeno sapo de cor azul e laranja sobre uma pedra.

Os anfíbios são vertebrados de sangue-frio que passam parte da vida na água e parte na terra. Tem a pele úmida e permeável, que permite respiração cutânea (além de pulmões e brânquias em algumas fases da vida).

A maioria dos anfíbios passa por metamorfose, começando como larvas aquáticas e se transformando em adultos terrestres. Podem ser divididos em três grupos principais: anuros (sapos e rãs), urodelos (salamandras e tritões) e ápodos (cecílias).

Veja também a diferença entre camuflagem e mimetismo.

Répteis

Cobra de cor verde enrolada em cima de um galho de árvore.

Os répteis também são animais vertebrados de sangue-frio, que possuem pele escamosa e respiração pulmonar, e dependem do ambiente externo para regular seu metabolismo, assim como os peixes e os anfíbios. A dinâmica de seus metabolismos dependem completamente do ambiente externo, quando há sol e temperaturas mais altas, seu metabolismo acelera, na ausência desses fatores, seus metabolismos desaceleram.

Esses animais têm diversas adaptações que os permitem sobreviver em ambientes terrestres, como escamas que ajudam a evitar a perda de água e a se proteger de predadores, e membros adaptados para diferentes formas de locomoção: caminhar, rastejar e nadar.

Veja também a diferença entre jacaré e crocodilo.

Aves

Pequeno pássaro verde em um galho marrom.

As aves são vertebrados endotérmicos, por esse motivo são capazes de gerar calor interno e manter uma temperatura corporal constante, ou seja, controlam a dinâmica de seus metabolismos.
Têm penas, que ajudam na regulação térmica, voo e comunicação. O único grupo de animais, atualmente, que tem penas são as aves.

A maioria das aves possui os chamados ossos pneumáticos, que são ossos ocos ligados a sacos aéreos. Isso faz com que aves sejam mais leves e ágeis no voo. Porém, nem todas as aves voam.

Veja também aves de rapina.

Mamíferos

Urso polar em pé sobre o chão completamente cogelado.

Os mamíferos também são animais vertebrados endotérmicos. A maioria possui pelos em sua pele, assim como glândulas mamárias que produzem leite para alimentar seus filhotes.

Têm adaptações que os permitem viver diversos ambientes, como na água, na terra e também para voar. Sua dentição também pode ser adaptada a diferentes tipos de alimentação, como carne, plantas ou os dois.

Saiba mais sobre os mamíferos.

Diferença entre animais vertebrados e animais invertebrados

Os animais vertebrados têm coluna vertebral ou espinha dorsal, estruturas que protegem a medula espinhal. Além disso, os vertebrados possuem crânio, que protege o cérebro, e um esqueleto interno bem desenvolvido.

Já os animais invertebrados não possuem coluna vertebral ou espinha dorsal. Muitos invertebrados têm exoesqueletos, outros têm esqueletos internos de cartilagem ou tecido conjuntivo.

Os animais invertebrados são muito diversos e são a maioria do Reino Animalia. Por exemplo: insetos, aranhas, caracóis, polvos, águas-vivas, entre outros.

Saiba mais sobre:

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar