Significado de Networking

O que é Networking:

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

Networking e as oportunidades profissionais

Networking é um termo utilizado no contexto empresarial e refere-se à troca de informações e conhecimentos com uma rede de contatos. O objetivo do networking é ampliar as oportunidades de sucesso profissional, porém não deve ser uma ação unilateral - para ser efetivo, é preciso que haja reciprocidade, isto é, o benefício deve ser mútuo.

Ter uma rede de contatos consolidada com profissionais da sua área de atuação ou áreas relacionadas é muito importante para que você seja lembrado quando surgirem oportunidades profissionais que exijam as competências que você possui.

Quando uma empresa precisa contratar alguém, por exemplo, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função.

Nesses casos, quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de conseguir boas oportunidades de trabalho.

Saiba também o significado de coaching.

Como fazer um bom networking?

Um bom networking pressupõe trocas, isso porque, ao construir sua rede de contatos profissionais, é fundamental que além de buscar oportunidades e benefícios, você demonstre também o que pode oferecer de positivo aos seus contatos.

Para isso, é importante conhecer os seus possíveis parceiros, concorrentes ou empregadores, identificar suas necessidades e interesses e entender de qual maneira vocês podem se ajudar.

Mas um bom networking não é apenas conseguir novos contatos, é também saber manter os contatos que já fez no passado. Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos.

Dicas para fazer seu networking

  • Mantenha as suas redes sociais atualizadas com suas informações profissionais.
  • Participe de eventos e fóruns relacionados a sua área de atuação.
  • Retome o contato com as pessoas que conheceu em eventos.
  • Demonstre interesse pelo trabalho dos outros, faça boas perguntas.
  • Divulgue o seu trabalho nas redes sociais.
  • Não fale de maneira negativa sobre outros profissionais ou concorrentes.

O networking é uma ferramenta do marketing pessoal que depende da aptidão social de alguém. Para construir uma boa rede de contatos é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais, e por isso o networking é muitas vezes trabalhado no coaching.

Veja também o significado de qualificação profissional, workaholic e marketing pessoal.

Data de atualização: 12/07/2019.