Significado de Paciência

O que é Paciência:

Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.

A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

O ato de ter paciência pode também significar perseverança em relação a algo, como uma resposta, situação ou ação que aparentemente não tem previsão para se concretizar. 

A expressão "perder a paciência" é utilizada justamente quando toda a tolerância e perseverança se esvai, quando um indivíduo já não suporta esperar, suportar ou procurar por alguma coisa ou alguém. Outra expressão bastante popular é a de que "paciência tem limite", pois por mais paciente que um indivíduo possa ser, a paciência é findável, assim como quase todos os sentimentos humanos. 

A paciência é uma das características do "ser educado e humanizado". Saber agir com paciência significa não agir com pressa, ser atento e cuidadoso com o que se está fazendo; saber ouvir, ver, sentir e falar com parcimônia. 

O ato de ser paciente é considerado uma das virtudes do Espírito Santo, de acordo com a doutrina cristã. No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas. 

Em inglês, a palavra paciência pode ser traduzida para patience

Ver também: significado de paciente.

Jogo de paciência

Paciência, também conhecido por Klondike ou Solitaire, é um famoso jogo de cartas de baralho. Tornou-se bastante popular em todo o mundo através de sua versão online.

O objetivo do Jogo Paciência é formar quatro pilhas de cartas, referentes a cada naipe, em ordem crescente, de ás a rei. 

Ver também o significado de Longanimidade.

Data de atualização: 30/12/2016. O significado de Paciência está na categoria: Língua Portuguesa