Significado de Humilde

O que é Humilde:

Humilde é um adjetivo atribuído a uma pessoa quando esta não possui aparência de vaidade, podendo conhecer suas próprias limitações.

Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa.

Exemplo: "Romeu é uma pessoa bastante humilde. Nota-se isso pelo seu modo de agir".

De acordo com a doutrina cristã, a humildade como característica de um indivíduo, é a consciência baseada no conhecimento de si mesma, da própria nulidade diante de Deus, a exemplo de Cristo (Filipenses 2:2-8). É o contrário da soberba e exclui a presunção, mas não exclui o reconhecimento dos dons recebidos de Deus.

Uma pessoa humilde (palavra que em inglês é traduzida como humble) também pode ser classificada dessa forma por não possuir riquezas ou por ser desfavorecido social e economicamente. Muitas vezes, o termo pode ser utilizado de maneira pejorativa para indicar que algo possui poucos recursos financeiros.

Exemplo: "Flávia mora em uma casa bastante humilde, mas bastante acolhedora".

No entanto, a humildade pode ser um traço do caráter de uma pessoa, o que significa que até uma pessoa milionária pode ser humilde. O oposto da humildade é a arrogância.

Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa “que fica no chão, que não se ergue”, o que mais uma vez explica o significado da palavra.

Ver também o significado de Humildade.

Sinônimos de humilde

Ela pode ser substituída por sinônimos como:

modesto;

comedido;

moderado;

recatado;

módico;

simples;

despretensioso;

discreto;

despojado;

singelo;

sóbrio;

carente;

necessitado;

plebeu;

desabastado.

Data de atualização: 03/01/2018. O significado de Humilde está na categoria: Língua Portuguesa