Significado de Sistemático

O que é Sistemático:

Sistemático é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que está relacionado ou é parte de um sistema. Normalmente, este termo é designado a algo ou alguém que observa ou respeita as regras de um sistema.

Exemplos:

“A organização desta empresa é bastante sistemática”.

“Ele organiza suas coisas com um método sistemático”.

Em linhas gerais, tudo aquilo que possui um método para funcionar é sistemático, pois significa que é constituído de uma organização própria e regrada, para que seja posto em prática.

O conhecimento sistemático, por exemplo, é o conhecimento que é organizado de maneira lógica, de forma que seja composto por um encadeamento de ideias em sequência e conectadas.

Pessoa sistemática

O termo também pode se referir a uma pessoa que age ou realiza suas atividades de acordo com um método ou uma forma de organização específica.

Em geral, as pessoas que são consideradas sistemáticas possuem algumas características relacionadas ao padrão e aos métodos de organização que utilizam para cumprir suas tarefas, o que as leva a serem dotadas de alta capacidade produtiva.

Outros traços bastante comuns em pessoas sistemáticas são o alto nível de exigência com seu próprio rendimento, além de uma grande capacidade de racionalização.

Por outro lado, também podem ser mais inflexíveis e resistentes às mudanças, ou seja, pessoas menos adaptáveis a alterações em seus métodos e hábitos.

Exemplos:

“Fábio é sistemático ao organizar seu material de estudo. Ele sempre separa tudo por disciplinas”.

“Meu método de estudo é sistemático. Eu dou prioridade para as matérias que tenho maior dificuldade, depois vejo as outras”.

Portanto, uma pessoa sistemática costuma agir de maneira organizada e metódica, seguindo regras ordenadas que possuem uma lógica de execução.

Veja também o significado de metódico.

Sistemático na biologia

Na área da biologia, o termo sistemático se refere ao estudo que realiza processos chamados de inventários, que detalham e catalogam a diversidade biológica pesquisada.

Um dos objetivos da sistemática é estudar e entender como ocorrem as relações entre os diferentes seres vivos.

Esse estudo é composto por duas áreas: taxonomia e filogenia. A taxonomia é o estudo responsável por pesquisar, descrever e catalogar as diferentes espécies encontradas.

Já a filogenia é o estudo dos processos de evolução, desenvolvimento e relacionamento dos organismos.

Você também pode se interessar pelos significados de taxonomia e filogenia.

Sinônimos de sistemático

O termo pode ser substituído por sinônimos como: comedido, organizado, disciplinado, regrado, metódico, ordenado, pautado, detalhista, minucioso, meticuloso, rigoroso, cuidadoso, constante, contínuo e sistêmico.

Veja também o significado de meticuloso.

Data de atualização: 11/12/2019.