Significado de Allahu Akbar

O que é Allahu Akbar:

Allahu Akbar é uma expressão em árabe que significa “Alá é Grande” ou "Alá é o Maior", na tradução para o português.

Conhecida em árabe como Takbir ou takbeer, a expressão Allahu Akbar é uma reverência à Deus, bastante utilizada entre os muçulmanos.

De acordo com a tradição islâmica, todo o muçulmano deve começar as suas orações diárias com a expressão Allahu Akbar, simbolizando o seu desligamento com o mundo material e iniciando o seu estado de meditação espiritual, como se estivesse pedindo permissão para estar a presença de Allah (Deus).

Na realidade, o Allahu Akbar pode ser utilizado em diversas ocasiões, desde em orações formais, até em manifestações de alegria e jubilo.

Por exemplo, os muçulmanos costumam comemorar algo que era muito aguardado utilizando esta expressão, como se a grandiosidade de Deus fosse responsável pela graça alcançada.

Erroneamente, muitas pessoas associam a expressão Allahu Akbar com as atividades terroristas. Devido ao fato de muitos fanáticos religiosos que participam de ataques terroristas também utilizarem esta expressão, o Allahu Akbar ganhou uma conotação pejorativa entre alguns grupos de ocidentais mal informados.

Porém, Allahu Akbar não possui nenhuma ligação direta com a prática de atos terroristas, apenas é uma expressão comum entre os árabes e que foi apropriada por estes grupos que espalham o terror entre os seus inimigos.

Ver também o significado do Estado Islâmico.

Data de atualização: 29/05/2018.