Significado de Islamismo

O que é Islamismo:

Islamismo ou Islã é uma religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé no início do século VII. Os fundamentos do islamismo estão representados no Alcorão, livro sagrado que serve de base para a fé muçulmana. 

"Islã" é uma palavra árabe que significa "submissão" ou "rendição" e se refere àqueles que obedecem a Alá, o único e verdadeiro Deus, o Criador, o Provedor e o Ceifador da vida. Aquele que segue a fé islâmica é chamado de muçulmano.

Origem do Islamismo

O profeta Maomé, líder religioso máximo do Islamismo, nasceu na cidade de Meca por volta do ano de 570. Aos 40 anos de idade teria recebido o chamado do anjo Gabriel, que se dizia enviado por Deus para que o povo encontrasse o "verdadeiro Deus". Aqueles que acreditassem e obedecessem as leis do Alcorão seriam recompensados com o paraíso.

Em 622 Maomé migrou para Medina fugindo de seus opositores, migração que ficou conhecida como Hégira, marcou o início do calendário islâmico. Em Medina tornou-se chefe da nova comunidade religiosa. Em 629 foi em peregrinação a Meca, onde foi reconhecido como líder religioso. O profeta faleceu em 632, após ter espalhado o islamismo em grande parte da Península Arábica.

Ver também: significado de Califa.

A Meca, situada na Arábia Saudita, é a cidade sagrada dos muçulmanos, sua fundação é atribuída aos descendentes de Ismael, primeiro filho de Abraão. Foi em Meca que nasceu e está enterrado o Profeta Maomé.

“Alcorão” ou “Corão” é o livro sagrado do islamismo. Segundo a doutrina islâmica, o Alcorão é a coletânea das revelações de Alá ao Profeta Maomé. Redigido em árabe entre 610 e 632, não é considerado um livro de inspiração terrena, mas as palavras exatas de Alá, reveladas pelo anjo Gabriel ao profeta Maomé.

Os muçulmanos afirmam que, no Corão, Alá fala de Sua essência, de Sua relação com os seres humanos e de como serão responsabilizados perante Ele no Juízo Final.  

Saiba mais sobre o significado do Alcorão

Características do Islamismo

O Islamismo possui Cinco Pilares, que são deveres religiosos essenciais destinados a desenvolver o espírito de submissão a Deus, são eles:

  • Profissão de fé – “só há um Deus e Maomé é seu profeta” é o credo fundamental do Islamismo;
  • Preces rituais – fazem orações cinco vezes ao dia – ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao por do sol e ao se deitar. Os muçulmanos oram coletivamente na mesquita ou individualmente, geralmente sobre um tapete, virados em direção a Meca;
  • Doações – uma contribuição anual chamada zakat é oferecida pelos muçulmanos com posse;
  • Jejum – durante o mês islâmico de Ramadan, os muçulmanos saudáveis fazem jejum durante as horas do dia;
  • Peregrinação – a peregrinação a Meca deve ser realizada pelo menos uma vez durante a vida de todo muçulmano. Lá os peregrinos circundam, sete vezes, o santuário sagrado (a Pedra Negra conhecida como Caaba) que fica no pátio da Mesquita de Al-Haram;

Algumas interpretações desta religião, principalmente por parte do Islamismo Radical, consideram o Jihad como um pilar da fé islã. O termo significa “luta”, sendo utilizado para descrever o dever de realizar “guerras santas” para disseminar a fé ou defender terras islâmicas. É também utilizado para indicar luta pelo desenvolvimento do espiritual.

Saiba mais sobre o significado do Jihad.

Islamismo no Brasil

A religião islã chegou em terras brasileiras ainda durante as primeiras expedições ao país, através de navegadores árabes.

No entanto, a disseminação do islamismo no Brasil só cresceu a partir da Primeira Guerra Mundial, com a chegada ao país de diversos refugiados libaneses e sírios.

Atualmente, estima-se que existam mais de 1,2 milhões de praticantes do islamismo no Brasil.

Islamismo, Cristianismo e Judaísmo

As raízes do Islamismo, assim como as do Cristianismo e do Judaísmo vêm do profeta Abraão, personagem bíblico citado no Livro do Gênesis como a nona geração de Sem, um dos filhos do patriarca Noé, que sobreviveu às águas do dilúvio.

O profeta Maomé, fundador do Islamismo, seria descendente de Ismael, primeiro filho de Abraão. Moisés e Jesus seriam descendentes de Isaac, filho mais novo de Abraão.

Ver também: significado do Judaísmo.

O significado de Islamismo está na categoria: Religião