Significado de Escapulário

O que é Escapulário:

O escapulário é um objetosímbolo da religião cristã católica, que consiste em duas imagens, uma do Sagrado Coração de Jesus Cristo e outra de Nossa Senhora, e possui o significado de "proteção" física e espiritual. O escapulário é feito tradicionalmente de pano, mas atualmente é encontrado em diversas formas: escapulários de ouro, de prata, bronze ou mesmo de madeira. 

A palavra escapulário surgiu a partir do latim scapula, que quer dizer "armadura" ou "proteção", referente também à região do ombro e da escápula, osso localizado na região dos ombros e acima do tórax humano. 

O uso do escapulário, para os católicos, simboliza um ato de devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. 

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

De acordo com a história católica, o escapulário do Carmo surgiu em um período de adversidades e perigos para a Ordem Carmelita, da qual pertencia o monge Simão Stock, um grande devoto da Mãe de Deus, a Nossa Senhora Virgem Maria. 

A Ordem dos Carmelitas (que viviam na comunidade do Monte Carmelo, na Palestina, de onde deriva o nome "Carmelita") corria o risco de não ser aceita pelos católicos europeus e os membros acabariam por ser expulsos para sempre da Igreja. Em um momento de desespero, Simão Stock suplicou para que a Virgem Maria desse um sinal físico e visível de sua proteção. Segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu e entregou para Simão o escapulário, anunciado que aquele seria um símbolo de devoção e proteção, sendo que os que usassem, estariam salvos do "fogo da perdição". 

A aparição da figura de Nossa Senhora para o monge fez com que ficasse conhecida como Virgem do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo

Data de atualização: 18/12/2014. O significado de Escapulário está na categoria: Geral