Significado da Burca

O que é a Burca:

BurcaBurca é uma peça do vestuário tradicional das mulheres muçulmanas, principalmente as afegãs, e que é caracterizada por cobrir todo o corpo, o cabelo e o rosto.

Tradicionalmente, as burcas podem ser da cor preta ou em azul claro, além de terem, obrigatoriamente, uma pequena rede ou tela na altura dos olhos, para que as mulheres possam enxergar.

A burca surgiu por volta do século XVIII e XIX, inicialmente utilizada como um status social pelos membros das tribos pashtuns, sem qualquer tipo de relação com a religião islâmica.

No entanto, o uso da burca começou a ser considerado obrigatório pelas mulheres no Afeganistão, pois era tido como um símbolo do regime talibã, que governou o país entre 1995 e 2001.

De acordo com a interpretação dos talibãs do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, os homens e as mulheres devem viver com modéstia e discrição máximo enquanto estiverem expostos em público.

Saiba mais sobre o significado do Alcorão.

Mesmo após o fim do regime do talibã, aproximadamente 60% das mulheres afegãs continuam utilizando a burca, seja por tradição ou medo de represálias pelos pequenos núcleos de muçulmanos extremistas que permanecem na região.

No mundo ocidental, a burca ganhou um significado pejorativo, pois passou a representar um símbolo de submissão feminina no mundo islâmico.

Em alguns países, como a França, por exemplo, o uso da burca é proibido desde 2010.

Ver também sobre o significado do Islamismo.

Tipos de véus islâmicos

O Hijab ou Hijabe (“cobertura” ou “esconder o olhar”, em árabe) é o termo atribuído ao “código” de vestimentas que são consideradas padrões e aceitas pela doutrina islâmica.

O principal objetivo do hijab é preservar a modéstia, a privacidade e a moral das pessoas, principalmente as mulheres.

Além da burca, existem diferentes tipos de vestimentas utilizadas tradicionalmente pelas mulheres, sejam por motivos de segurança, religião ou por imposição social.

  • Niqab: ou Nicabe, significa “máscara” em árabe. Esta vestimenta é comum em regiões onde é praticado o islamismo conservador, que considera o rosto da mulher como uma parte íntima. Todo o corpo da mulher é coberto, com exceção dos olhos.
  • Xador: ou chador, significa “tenda” em persa, e é considerado um traje tradicional na Pérsia, historicamente relacionado aos grupos xiitas. Nesta vestimenta, todo o corpo deve estar coberto, com exceção do rosto. Por norma, as meninas começam a usar o xador a partir dos 12 anos de idade.
  • Al-amira: é um dos modelos mais aceitos pela maioria dos países islâmicos contemporâneos. Esta vestimenta consiste em basicamente duas peças: uma touca e um lenço, que devem ser utilizados apenas para cobrir o cabelo da mulher. A al-amira começou a ser utilizado após a década de 1970, como resultado de uma série de protestos feministas para eliminar a obrigação do nicabe.
  • Shayla: assim como a al-amira, a shayla é fruto dos protestos das mulheres contra as severas restrições impostas pelo hijab extremista. A shayla consiste apenas no uso de um véu para cobrir o cabelo. Costuma ser adotado pelas muçulmanas que não usam o véu, mas que o fazem quando vão à uma mesquita, por exemplo

O significado da Burca está na categoria: Geral