Significado de Benignidade

O que é Benignidade:

Benignidade é a qualidade de quem é benigno, ou seja, dotado de características boas, como a generosidade, a bondade e a benevolência.

No âmbito religioso, de acordo com os ensinamentos de Bíblia, principalmente a cristã, a benignidade consiste numa particularidade que deve fazer parte de todas as pessoas. 

Agir com benignidade é o mesmo que ser misericordioso e bondoso com o próximo, se comportando com base na lealdade e fidelidade, princípios estes defendidos por várias religiões baseadas na Bíblia.

Ainda de acordo com os relatos bíblicos, a benignidade representaria um "fruto do espírito santo". Isso quer dizer que a qualidade de ser benigno é compartilhada entre aqueles que obtiveram a graça do espírito santo de Deus, ou seja, quem tem fé na palavra na Sua palavra.

Assim como a benignidade, os outros "frutos do espírito santo" seriam: amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão e temperança. 

Alguns dos principais sinônimos de benignidade são: benevolência, complacência, comprazimento e condescendência.

Benignidade e Bondade

Ambas as palavras podem ser consideradas sinônimos, mas de acordo com a interpretação religiosa, por exemplo, benignidade e bondade apresentam algumas diferenças.

A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo, enquanto que a bondade consiste nas atitudes deste. Assim, seria correto afirmar que a bondade é a exteriorização, em forma de ações, da benignidade.

Ver também: significado de Bondade.

Data de atualização: 15/05/2017. O significado de Benignidade está na categoria: Língua Portuguesa