Significado de Bom Samaritano

O que é Bom Samaritano:

O termo "bom samaritano" surgiu em uma parábola bíblica no Novo Testamento, na qual Jesus Cristo orienta os seus seguidores a amarem o próximo como amavam a eles mesmos.

Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses.

Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém. Na época de Jesus, muitos judeus odiavam os samaritanos, pois eram considerados estrangeiros impuros.

Na parábola contada por Jesus, relatada no Evangelho de São Lucas, capítulo 10, um doutor da lei pergunta a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus responde que era preciso amar a Deus e amar ao próximo.

Ao questionar quem era o "próximo", Jesus responde dando o exemplo do comportamento de três homens que passaram por um outro que fora espancado. Dois homens (com cargos de sacerdotes) passaram pela vítima sem prestar socorro, mas o terceiro, um samaritano, cuidou dele, levou-o para um local próprio para ser auxiliado e pagou todas as despesas. Esse homem benevolente ficou conhecido como "bom samaritano".

A conclusão a que chegou o doutor da lei foi que o "próximo" foi aquele que teve misericórdia do homem necessitado, mesmo sendo um estranho

O significado de Bom Samaritano está na categoria: Expressões Populares