Significado de Indulgência

O que é Indulgência:

Indulgência é a característica de quem é indulgente, ou seja, que tem facilidade em perdoar os erros cometidos por outros indivíduos.

A indulgência é relacionada com a clemência, tolerância e perdão, pois todas essas qualidades derivam a partir do ato de absolver alguém de um castigo ou uma punição.

Etimologicamente, o termo indulgência se originou a partir do latim indulgentia, que significa “bondade”, “para ser gentil” ou “perdão de uma pena”.

A indulgência é uma qualidade humana bastante louvável, pois representa a bondade e a capacidade de ser tolerante perante às ações ou particularidades das outras pessoas.

No âmbito religioso, nomeadamente na doutrina católica, a indulgência é a remissão dos pecados e castigos cometidos por um indivíduo, cuja culpa já tenha sido perdoada pela igreja, através da misericórdia.

Saiba mais sobre o significado de misericórdia.

Indulgência plenária

A indulgência plenária está presente no catolicismo como o ato da igreja ou do papa de perdoar plenamente os pecados cometidos pelos cristãos para com a doutrina.

Atualmente, existem diversos modos de conquistar a indulgência plenária junto à igreja, sendo uma das principais a confissão dos pecados com o padre, por exemplo.

Indulgência na Igreja Católica

Durante a Idade Média a Igreja Católica tinha um enorme poder político e econômico. Nesta época, a igreja também ficou conhecida pela venda de indulgências, ou seja, concedia o perdão divino para qualquer pessoa que pagasse por isso.

Um dos grandes opositores das ações contraditórias da igreja católica naquela época foi Martinho Lutero, que liderou a chamada Reforma Protestante, que tinha como base a insatisfação com as atitudes cometidas pela igreja católica.

Saiba mais sobre o significado da Reforma Protestante.

Data de atualização: 12/05/2016.