Significado de Generosidade

O que é Generosidade:

Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.

Também é sinal de abundância, de alguma coisa em grande quantidade. Como uma porção de comida bem servida, como na frase "o chef serviu com generosidade o molho".

É igualmente usado para falar de talentos, como sinônimo de prodigialidade: "ela cantava com generosidade na voz".

Alguns sinônimos para generosidade são nobreza, grandeza, dignidade, bondade, magnanimidade, benevolência, beneficência, humanidade, compaixão.

O contrário da generosidade, ou seja o antônimo da palavra, seria a avareza, ou ainda mesquinhez, ganância, egoísmo, e miséria.

Em inglês, generosidade é generosity.

Em sua etimologia, a palavra generosidade vem do latim gens, que por sua vez tem fonte indo-europeia no termo gen, que significa gerar ou fazer nascer. As palavras iniciadas por gen em português remetem a esta ideia, como em gênese ou genitor.

A palavra gente amplia o sentido para família ou clã, e generoso teria vindo desta raiz, significando "aquele que teve bom nascimento". Ao que no português moderno, a palavra generoso acabou encontrando o sentido daquele que reparte nobremente.

O conceito de generosidade não corresponde apenas ao compartilhamento de bens materiais, a dividir coisas. Pode-se ter generosidade em ações, ao compartilhar conhecimento, ao repartir o reconhecimento e as vitórias com todos aqueles que ajudaram na trajetória.

A falta de generosidade leva a ser mesquinho, egoísta, a não compartilhar, e gera isolamento.

Para filósofos e psicólogos, a generosidade faz parte do conjunto das virtudes humanas básicas, junto com a benevolência e a paciência, entre outras.

Saiba mais sobre o significado das Virtudes Humanas.

Estudiosos do comportamento animal também afirmam que a generosidade faz parte do espectro de virtudes destes seres. Mesmo sendo um traço de personalidade complexo, a generosidade foi comprovada entre um grupo de Chimpanzés. E informalmente, registrada por cuidadores de animais domésticas cotidianamente, tanto entre animais como em relação a humanos.

O que é ser generoso?

O desenvolvimento da generosidade deve ser acompanhando de outras virtudes, como a gratidão, e cultivado desde a infância.

Passa pela educação das crianças e adolescentes, ao não tomarem atitudes egoístas, aprenderem a dividir as coisas com os colegas, e mais do que isso, a serem generosos em relação aos sentimentos.

Na Bíblia, a generosidade é tratada como uma característica de Deus e dos homens. Deus é generoso pois dá ao homem mais do que merece receber, em forma de dádivas como a saúde, por exemplo. Ao que o homem deve ser grato e igualmente generoso com seus iguais, principalmente com os mais necessitados.

Em Provérbios 22:9, a generosidade é citada como benção:

"Quem é generoso será abençoado,

pois reparte o seu pão com o pobre".

Entre alguns exemplos de generosidade podemos tomar atitudes simples, como ceder o lugar no ônibus para uma pessoa mais velha, ou que pareça não estar em condições de ficar de pé (como alguém segurando muitas sacolas, por exemplo).

A generosidade também pode estar no ambiente escolar e de trabalho: ao ver que um colega está passando por dificuldades na finalização de um raciocínio ou de um trabalho, pode-se oferecer ajuda para que ele possa concluir sua tarefa. Mas sem roubar o protagonismo da ação, ou seja, sem que leve os créditos pelo colega.

Em casa, uma forma de exercer a generosidade pode ser o simples ato de fazer o café antes mesmo que o outro membro da família, como a mãe por exemplo, comece a fazê-lo. É deixar a fatia maior do bolo para o irmão que gosta mais daquele doce. É tomar um banho rápido, pois sabe que a sua irmã precisa usar o banheiro por mais tempo e não pode atrasar-se.

Dos pequenos atos de generosidade, até os mais óbvios que envolvam doação de grandes quantias de dinheiro, todos são válidos e desenvolvem as virtudes humanas.

Data de atualização: 17/10/2016.