Significado de Cacique

O que é Cacique:

Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

A palavra tem origem no termo cachique e surgiu provavelmente no período das Grandes Navegações e Descobrimentos. Essa era a maneira como os navegadores e colonizadores espanhóis e portugueses se referiam aos chefes das tribos encontradas durante essa época.

Em um sentido mais figurado, a palavra é utilizada como uma referência a um político que tem grande influência em uma região.

Cacique também é o nome popular do pássaro cacicus, da família icteridae. A ave é encontrada na região norte e centro-oeste do Brasil, no Panamá, Peru, Equador, Colômbia, Guianas e Bolívia. 

O pássaro tem subespécies, como o cacicus cela cela, cacicus cela vitellinus e cacicus cela flavicrissus.

Cacique e pajé

Cacique e pajé são dois termos ligados às tradições indígenas, mas com diferentes significados. Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. 

O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas. É ele quem faz os rituais chamados de pajelança e que tem os maiores conhecimentos sobre o poder dos chás e das ervas usados na tribo. O pajé tem grande reconhecimento na tribo pela sua sabedoria.

Saiba mais sobre Pajé.

Cacique Raoni

O cacique Raoni Metuktire é o mais conhecido na história dos indígenas do Brasil. Ele é o líder dos índios caiapó que vivem na região do rio Xingu, no Mato Grosso.

O cacique Raoni é mundialmente conhecido pela sua luta pela preservação dos direitos dos indígenas e pela defesa da Amazônia.

Data de atualização: 13/01/2018. O significado de Cacique está na categoria: Geral