Significado de Região

O que é Região:

Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.

O Brasil foi dividido em cinco grandes regiões, que foram criadas observando-se as características naturais e econômicas predominantes em cada grande área, são elas, Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.

A Amazônia Legal é uma região, delimitada pela Floresta Amazônica, que compreende os estados do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, criada com o propósito de facilitar o planejamento dos projetos para o desenvolvimento social e econômico da área delimitada.

Outra região demarcada é a Amazônia Internacional, que se estende por nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, a Guiana, a Guiana Francesa e o Suriname.

A região do Xingu é outra grande área, criada em 1961, onde está localizado o Parque Indígena do Xingu, no norte do estado de Mato Grosso, na Região Centro Oeste do Brasil, cortada pelo rio Xingu, onde vivem tribos indígenas de várias etnias.

Data de atualização: 05/02/2014.