Significado de Região

O que é Região:

Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.

O Brasil foi dividido em cinco grandes regiões, que foram criadas observando-se as características naturais e econômicas predominantes em cada grande área, são elas, Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.

A Amazônia Legal é uma região, delimitada pela Floresta Amazônica, que compreende os estados do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, criada com o propósito de facilitar o planejamento dos projetos para o desenvolvimento social e econômico da área delimitada.

Outra região demarcada é a Amazônia Internacional, que se estende por nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, a Guiana, a Guiana Francesa e o Suriname.

A região do Xingu é outra grande área, criada em 1961, onde está localizado o Parque Indígena do Xingu, no norte do estado de Mato Grosso, na Região Centro Oeste do Brasil, cortada pelo rio Xingu, onde vivem tribos indígenas de várias etnias.

Atualizado em