Significado de CEO, CFO e COO

O que são CEO, CFO e COO:

CEO, CFO e COO são siglas do mundo corporativo que designam cargos da alta administração de uma empresa. O CEO (em inglês, Chief Executive Officer) é o diretor executivo de uma empresa. O COO (Chief Operation Officer) é o diretor de operações. Já o CFO (Chief Financial Officer) é o diretor financeiro.

O que é um CEO

O CEO é o diretor executivo de uma empresa. Ele ocupa a posição mais importante dentro da hierarquia corporativa. O CEO é o principal responsável pelo sucesso de uma empresa, sendo a autoridade máxima no processo de tomada de decisões.

As funções de um CEO variam de empresa para empresa, de acordo com sua cultura, tamanho e estrutura. Porém, de um modo geral, pode-se dizer que o CEO é o maior responsável pela definição e execução do plano estratégico de uma empresa.

Há CEOs bem conhecidos. Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, é fundador e CEO da empresa Amazon. Ou seja, além de ter criado a empresa, ele também a dirige. Já a Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen, é dirigida desde 2014 por Satya Nadella.

Leia mais sobre o significado de CEO.

O que é um COO

O COO, o diretor de operações, vem logo abaixo do CEO na hierarquia de uma empresa. Costuma-se dizer que o COO é o braço-direito do CEO. Cabe a ele supervisionar as funções operacionais e administrativas do dia a dia de uma organização.

Em empresas pequenas, esse cargo pode ser desnecessário, cabendo ao CEO todas as funções executivas. Porém, conforme a empresa vai crescendo, pode surgir a necessidade de se contratar um COO, idealmente alguém que tenha experiência de gestão e que esteja em sintonia com o diretor-executivo.

Em linhas gerais, o CEO é responsável pela definição do plano de negócios, contendo as metas e os meios pelos quais alcançá-las. Já o COO é quem executa o plano de negócios. Compete a ele supervisionar o andamento dos projetos, com o objetivo de concretizar os objetivos previamente estabelecidos.

Leia mais sobre o significado de COO.

O que é um CFO

O CFO é o diretor financeiro de uma empresa. Diferentemente do CEO, que se ocupa do gerenciamento das operações gerais, o CFO limita-se ao gerenciamento das finanças de uma empresa, supervisionando as atividades financeiras e lidando com questões como o planejamento estratégico e o fluxo de caixa (as entradas e saídas de dinheiro).

Dentro do quadro geral de uma empresa, quem está no topo é o CEO, porém o CFO é autoridade máxima do setor financeiro, tendo importante papel na tomada de decisões e na maneira como a empresa administra suas receitas e despesas.

Uma importante atribuição do CFO é a produção de relatórios financeiros, com base nos quais são tomadas as decisões. Seu principal objetivo é assegurar a saúde financeira da empresa, aumentando seu faturamento e reduzindo as despesas.

Veja os significados de fluxo de caixa e DCF.

Veja também:

Data de atualização: 20/11/2020.