Dois Pesos e Duas Medidas
Dois pesos e duas medidas é uma expressão popular utilizada para indicar um ato injusto e desonesto, algo feito parcialmente.
Normalmente, está relacionada com situações similares tratadas de formas completamente diferentes, seguindo critérios diferentes e a mercê da vontade das pessoas que as executam.
No entanto, a expressão oficial é “dois pesos e duas medidas”, registrada inicialmente na bíblia sagrada, no livro de Deuteronômio (25:13 — 16), que deu origem ao uso da expressão:
"Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca, para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor."
(Bíblia, Deuteronômio 25:13 — 16)
Esta expressão é uma referência ao antigo sistema de medidas e pesagens, quando ainda não existia um método definitivo que padronizasse os pesos. Assim, cada pesagem e medida era feita desigualmente, instituindo um roubo generalizado.
No âmbito jurídico, o ditado “dois pesos e duas medidas” não deve ser aplicado. Teoricamente, todos os cidadãos devem ser tratados da mesma forma perante a justiça.
Em inglês, a expressão “dois pesos e duas medidas” pode ser traduzida literalmente para two weigthts and two measures.
Veja também: