Significado de Emoji

O que é Emoji:

Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa.

Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado do WhatsApp.

Palavra do Ano, pelo Dicionário OxfordA popularidade e influência dos emojis é tão importante nas comunicações contemporâneas que, em 2015, um desses emoticons foi escolhido com “The Word of the Year” (“A Palavra do Ano”, em português), pelo Oxford Dictionary, devido a sua “significância cultural”.

Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão.

Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos.

Como já diz o ditado popular: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Tipos de emojis

​Os significados de alguns dos emojis mais populares:

Emoji Chorando de rirEmoji Chorando de rir: é utilizado para representar uma felicidade ou gargalhada extrema, quando determinada coisa é muito engraçada.

Emoji Beijo Emoji Mandando um beijo com coração: é usado quando alguém deseja mandar um beijo simbólico para outra pessoa, em especial alguém que ame ou tenha um carinho muito grande.

Emoji sorridente Emoji sorridente envergonhado: este emoji é usado para expressar o embaraço e simpatia ao receber algum tipo de elogio, por exemplo. 

Emoji apaixonadoEmoji apaixonado: este rosto sorridente com dois olhos em formato de coração, é usado para simbolizar o deslumbramento provocado pelo amor ou paixão.

Emoji polegar pra cimaEmoji polegar para cima: este emoji simboliza a aprovação ou consentimento de uma ideia ou opinião partilhada por outra pessoa.

Emoji bailarina dançandoEmoji dançarina: esta imagem é bastante utilizada principalmente como um convite para festas ou para demonstrar uma vontade de dançar e se divertir dançando. 

Emoji incréduloEmoji incrédulo: pode simbolizar uma cara de desconfiança, sendo normalmente usada como sinal de incredulidade e ceticismo.

Emoji chorando Emoji chorando: este emoji é utilizado em sinal de grande tristeza ou descontentamento em relação a algo. Normalmente associado com desilusões ou perdas.

Emoji gritando Emoji gritando: esta carinha simboliza o espanto ou surpresa em relação a alto. Este emoji lembra a expressão de espanto do famoso quadro "O Grito", de Edvard Munch.

Emoji piscando olhoEmoji piscando o olho: esta carinha pode simbolizar um ato de cumplicidade ou consentimento, sendo que também é usada como um sinal de paquera.

Emoticons e emojis

Muitas pessoas consideram os emoticons e os emojis sinônimos, no entanto ambos possuem conceitos bastante diferentes.

O termo emoticon é a aglutinação de duas palavras inglesas: emotion (emoção) e icon (ícone), e consiste na utilização de caracteres gráficos para representar emoções humanas.

O primeiro emoticon criado foi o que representa um rosto feliz “:-)”, desenvolvido em 1982 pelo norte-americano Scott Fahlman.

Já os emojis, por sua vez, consistem em representações gráficas que pertencem a uma “biblioteca de imagens” prontas, ou seja, não é necessário o uso de caracteres para formar os emoticons.

Dependendo do sistema operacional do dispositivo eletrônico, os emojis são representados com imagens diferentes.

O significado de Emoji está na categoria: Tecnologia