Significado de Semiologia

O que é Semiologia:

Semiologia é a ciência geral dos signos.

A palavra vem da união das palavras gregas semeion, que significa sinal, e logos, estudo.

A Semiologia é uma área do conhecimento que se dedica a compreender os sistemas de significação desenvolvidos pela sociedade. Tem por objeto os conjuntos de signos, sejam eles linguísticos, visuais, ou ainda ritos e costumes.

Um signo é a combinação do significado e o significante, ou seja, do conceito com o objeto em si. Como por exemplo uma placa de trânsito. Ela isolada é só um conjunto visual, de cores e desenhos. É a partir do significado que lhe dão que ela se constitui um signo, e ganha novo sentido.

Semiologia Médica

A Semiologia Médica é uma disciplina teórico e prática das Ciências da Saúde que dedica sua atenção aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes.

Durante o exame físico geral, devem ser observados signos não-verbais que ajudarão a compor um melhor diagnóstico, além dos sintomas verbalizados pelos pacientes.

É um método de diagnóstico desenvolvido por Henry Stubbes, em 1670. A análise considera o estado geral do paciente, seu nível de consciência, postura e sinais de desconforto. Também entram outros elementos não narrados, mas fundamentais para o diagnóstico, como presença de edemas, odores corporais, partes ressecadas, e etc.

Semiótica e Semiologia

Os termos Semiótica e Semiologia representam o mesmo campo de estudo, mas uma determinação da Associação Internacional de Estudos Semióticos em 1969 decidiu pelo uso do termo Semiótica como o nome da ciência geral dos signos.

Semiótica e Semiologia eram utilizados como sinônimos até então. O que diferenciava os dois termos era a linha e a origem da pesquisa: se fosse associada à tradição norte-americana de Charles Pierce, era Semiótica. E a escola europeia, liderada pela linguística de Ferdinand de Sassure, chamava de semiologia.

Mas na segunda metade do século XX, importantes autores europeus como Roland Barthes e Umberto Eco adotaram o termo semiótica para designar seus estudos sobre os sistemas de significação. Em seguida, por sugestão de diversos pesquisadores, a Associação optou pelo uso exclusivo do termo semiótica.

Mas a decisão não invalida os estudos em semiologia anteriores. Apenas padroniza o campo.

Data de atualização: 01/09/2016.