HDTS, DVDRip, BDRip, HDTV e outros formatos de vídeo
Qual a diferença entre hdts, dvdrip, bdrip, hdtv e outros formatos de vídeo?
CAMRip, HDTS, DVDRip, BDRip, WEBRip e HDTV são alguns dos formatos de vídeo mais conhecidos. A principal diferença está na qualidade de imagem e som. Veja as principais características desses formatos em uma ordem crescente de qualidade.
CAMRip
Como o nome sugere, esse formato é ripado (extraído) de uma câmera. Ou seja, o conteúdo geralmente é gravado por uma câmera de mão ou mesmo um celular, em um cinema.
A fonte de áudio também é gravada por algum equipamento de áudio externo, como um microfone, diretamente do filme que está sendo reproduzido.
Esta é a razão pela qual em algumas versões do CAMRip vemos sombras passando, ou ouvimos pessoas conversando.
Qualidade: Baixa
HDTS
Para entender o HDTS, temos que discutir sobre o TS, ou Telesync. O TS é uma versão melhorada do CAMRip. Isto porque nele o filme lançado é gravado por uma câmera profissional, com uma melhor estabilização se comparada com a do CAMRip, que geralmente utiliza dispositivos de gravação de baixa qualidade.
A qualidade de áudio no TS vem do áudio direto do cinema, mas ainda é sujeito à barulhos externos.
Já o HDTS é usado para classificar um TS que foi gravado em alta definição. Porém, ainda é uma gravação no cinema e seu vídeo e áudio podem conter interferências.
Qualidade: Média
DVDRip
O DVDRip é melhor do que os formatos mencionados acima. Afinal, é uma cópia direta do DVD do filme, sendo posteriormente convertido em outros formatos como AVI, RMVB ou MP4.
Neste formato, os menus e as informações adicionais são removidos do vídeo para consumir menos espaço.
O DVDRip usa o codec Xvid (DivX) para vídeo e MP3 (AC3) para o áudio, o que garante uma boa qualidade de som e imagem.
Por isso, quando o DVDRip de determinado filme é lançado, frequentemente substitui os formatos anteriores disponíveis na internet.
Qualidade: Boa
BRRip (ou BDRip)
Nesse formato, os filmes são extraídos diretamente dos discos Blu-Ray e convertidos em outros formatos, como AVI, RMVB e outros. Esses formatos de vídeo suportam uma variedade de dispositivos como DVD players, PlayStation, XBox, etc.
Normalmente, o formato do BRrip está em Matroska (.mkv).
Tanto o BRRip quanto o BDRip podem ser considerados uma versão melhorada do DVDRip. A única desvantagem deste tipo é que seu tamanho se torna maior em relação à resolução (720p ou 1080p).
Qualidade: Muito boa
WEBRip
Este é um dos formatos mais comuns na web. Os WEBRips são vídeos extraídos de serviços de streaming online, como a Netflix, e depois codificados.
Eles costumam usar programas específicos para que se mantenha a qualidade transmitida do site, com resoluções de 720p e 1080p.
Qualidade: Excelente
HDTV
Esse tipo de formato geralmente é usado para séries de TV que são transmitidas em canais de streaming (HBO, Netflix, etc.).
Eles são capturados de uma TV com um cartão PCI DIGITAL, que transmite imagens de grande formato com mais detalhes. Por isso, geralmente possuem os melhores resultados.
Qualidade: Excelente
Veja também a diferença entre: