Significado de Direita

O que é a Direita:

Direita é uma palavra usada para representar um posicionamento político, partidário e ideológico. De acordo com o conceito das Ciências Políticas o posicionamento político de direita é marcado por características mais conservadoras em relação a aspectos sociais e de governo.

Quando uma pessoa se identifica com a ideologia política de direita ela costuma dar prioridade aos direitos individuais em relação aos direitos coletivos. Também é comum que considere valores religiosos e tradicionais como fundamentais para a sociedade.

O que a direita defende?

A ideologia política de direita entende que a sociedade será melhor organizada se os direitos individuais tiverem prioridade sobre os direitos de todos, ou seja, da coletividade. É um posicionamento considerado mais conservador.

A direita também defende que o poder do Estado seja limitado, que os governos não tenham tanto poder sobre o funcionamento e a regulamentação dos setores da sociedade e das empresas. Isso significa que parte da responsabilidade deve ser dos cidadãos e não do Estado.

A direita também acredita no conceito de livre mercado, em que as empresas tenham liberdade para agir e se regulamentar por conta própria, sem sofrer intervenção por parte do Estado.

Origem da direita no cenário político

Para entender melhor a origem do conceito de direita na política é necessário entender o que aconteceu na época da Revolução Francesa, no final do século XVIII.

O termo direita era usado para se referir ao grupo de parlamentares que sentava ao lado direito do presidente da Assembleia Nacional, enquanto elaboravam as leis que iriam reger a República. Esses políticos defendiam ideais e leis mais conservadoras e tradicionalistas.

Essa forma de organização acontecia em confronto com os políticos que sentavam à esquerda na Assembleia, que defendiam propostas políticas mais radicais, que buscavam mudanças na sociedade e defendiam interesses de grupos mais populares.

Foi a partir desta configuração que as ideias políticas diferentes passaram a ser associadas aos termos direita ou esquerda. Os termos começaram a ser usados para definir a preferência política de cada pessoa: como conservador ou revolucionário.

Direita e esquerda atualmente

Os conceitos de direita e esquerda foram mudando ao longo dos anos em razão das mudanças de pensamento e das transformações políticas que foram acontecendo no mundo.

Hoje em dia existem posicionamentos políticos intermediários entre direita e esquerda, que podem ser organizados em uma escala que é chamada de espectro de posicionamento político ou régua ideológica. Os posicionamentos são: extrema-esquerda, passando por esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema-direita.

Os partidos que se classificam à direita são os conservadores, liberais e os democratas, por exemplo. Já os partidos à esquerda podem ser socialistas, comunistas, social-democratas e ambientalistas.

Atualmente existe ainda uma vertente que é chamada de esquerda liberal porque, ainda que tenha posicionamentos de esquerda, também defende alguns princípios que pertencem ao conceito de liberalismo, que é uma posição considerada de direta.

Os conceitos de direita e esquerda também são usados em referência a quem tem posição governista e a quem faz oposição ao governo. Muitas vezes a oposição é chamada de esquerda, enquanto os grupos que apoiam o governo são chamados de direita.

Diferenças entre direita e esquerda na política

A ideologia política de direita defende valores mais conservadores e tradicionais, liberdade do mercado e poder limitado de intervenção do Estado. A esquerda defende os direitos dos grupos chamados de minorias, a igualdade através de políticas públicas e a intervenção do Estado.

Veja outras diferenças:

. Direita Esquerda
O que defende? Liberdade de mercado, liberdades individuais e valores tradicionais Igualdade entre os cidadãos e defesa dos direitos das minorias
Filosofia Conservadora Liberal
Papel do Estado Respeito aos direitos individuais com pouca intervenção na economia Garantia de igualdade de oportunidades a todos os cidadãos
Economia Diminuição dos valores de impostos e de gastos públicos e menos poder do Estado sobre o mercado Programas sociais e políticas públicas, impostos pagos de acordo com a renda e regulamentação do Estado sobre o mercado
Principais partidos no Brasil

PP, DEM, PR e PSC

PSB, PSOL, PT e PCdoB

Direita no Brasil

Atualmente os partidos do Brasil que são considerados de direita tem características de grupos conservadores que apoiam ideais típicos de partidos de direita, como a não intervenção do Estado e a liberdade econômica.

Mas, muitos cientistas políticos acreditam que os conceitos de direita e esquerda já não são mais cabíveis em razão de existirem as variações entre os posicionamentos políticos atuais, que misturam ideologias tipicamente de esquerda com atitudes e interesses de direita.

Veja também o significado de Esquerda, Socialismo e Liberalismo.

Data de atualização: 03/04/2018.