Mapa da Europa

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

O mapa da Europa é a representação do território geográfico europeu. A Europa é o segundo menor dos seis continentes da Terra, com 10.530.000 km². Possui 50 países e uma população total de 746 milhões de habitantes.

Faz fronteira com o continente asiático, inclusive alguns países, como Turquia e Rússia, pertencem aos dois continentes. Ao sul, está a África, separados apenas pelo Estreito de Gibraltar. A Europa é banhada pelos Oceanos Atlântico e Ártico.

Chamada de velho mundo, é um continente diverso. Rico em idiomas, história, patrimônio cultural e variedade de paisagens e relevo.

A Europa tem o maior índice de desenvolvimento humano do planeta e é a região que tem o bloco econômico mais consolidado, a União Europeia.

Mapa político da Europa.

Países e capitais da Europa

Países Capitais Países Capitais
Albânia Tirana Itália Roma
Alemanha Berlim Letônia Riga
Andorra Andorra-a-Velha Liechtenstein Vaduz
Armênia Yerevan Lituânia Vilnius
Áustria Viena Luxemburgo Luxemburgo
Azerbaijão Baku Macedônia do Norte Skopje
Bélgica Bruxelas Malta Valeta
Bielorrússia Minsk Moldávia Quixinau
Bósnia e Herzegovina Sarajevo Mônaco Mônaco
Bulgária Sófia Montenegro Podgorica
Cazaquistão Astana Noruega Oslo
Chipre Nicósia Países Baixos Amsterdã
Croácia Zagreb Polônia Varsóvia
Dinamarca Copenhague Portugal Lisboa
Eslováquia Bratislava Reino Unido Londres
Eslovênia Liubliana República Tcheca Praga
Espanha Madri Romênia Bucareste
Estônia Tallinn Rússia Moscou
Finlândia Helsinque San Marino San Marino
França Paris Sérvia Belgrado
Geórgia Tbilisi Suécia Estocolmo
Grécia Atenas Suíça Berna
Hungria Budapeste Turquia Ancara
Irlanda Dublin Ucrânia Kiev
Islândia Reykjavík Vaticano Cidade do Vaticano

Regionalização da Europa

A Europa é divida em quatro regiões, que configuradas a partir da localização geográfica dos países, mas também de alguns aspectos culturais.

  • Europa Sententrional - é composta pelos países localizados no norte do continente: Dinamarca, Estônia, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia.
  • Europa Centro-Oriental - é composta por Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Geórgia, Hungria, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, e Ucrânia.
  • Europa Ocidental - pertencem a essa região os países que tem saída para o Oceano Atlântico: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, País de Gales, Países Baixos, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) e Suíça.
  • Europa Meridional - é composta pelos países do sul europeu: Andorra, Espanha, Grécia, Itália, Malta, Mônaco, Portugal, San Marino, Turquia e Vaticano. Alguns desses países também podem ser chamados de mediterrâneos, por serem banhados pelo Mar Mediterrâneo.

Mapas da Europa

Existe uma grande diversidade de tipos de mapas europeus, conforme o objetivo da representação gráfica. Conheça dois tipos de mapas de Europa mais conhecidos:

Mapa da Europa físico

Mapa físico da Europa, por visão de satélite.

O mapa físico de uma região é aquele que representa a sua natureza: vegetação e relevo. No caso da Europa, é possível encontrar regiões baixas, planícies e também áreas montanhosas.

Note que uma região pertencente a Espanha tem a aparência mais clara, sem a vegetação esverdeada, trata-se de uma área de semideserto único na Europa.

Mapa da Europa densidade

Mapa europeu de densidade em tons de branco, laranja e vermelho.
Mapa de densidade dos países da União Europeia.

O mapa europeu de densidade mostra o número de pessoas por quilômetro quadrado no continente. Atualmente, a densidade da Europa é de cerca de 70 hab./km².

Veja também:

Vinícius Marques
Review científica by Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Outros conteúdos que podem interessar