Significado de Incógnita

O que é uma Incógnita:

Incógnita é o substantivo feminino que indica algo desconhecido ou ignoto e que se pretende conhecer.

Esta palavra tem origem na palavra em latim incognitu com o prefixo in (que indica negação) e cognitus (que significa algo que se conhece).

Alguns sinônimos de incógnita são: mistério, problema, segredo, enigma, etc.

Por vezes, incógnita também pode ser um adjetivo. Por exemplo, uma pessoa incógnita é alguém desconhecido, que não revela a sua identidade ou localização.

Em inglês a palavra incógnita é traduzida por unknown. Ex: The police spent a lot of time searching, but the whereabouts of the child is still unknown. / A polícia passou muito tempo procurando, mas o paradeiro da criança continua sendo uma incógnita.

Incógnita na matemática

Na matemática, uma incógnita é uma grandeza ou quantidade desconhecida, mas que se pretende descobrir para resolver um problema. As incógnitas são representadas por letras nas equações e inequações, que têm um valor desconhecido.

Variável e incógnita

No contexto da matemática, duas palavras bastante usadas são variável e incógnita, que por vezes são erradamente usadas como sinônimos.Tanto a variável como a incógnita são letras em uma equação cujo valor é desconhecido.

No entanto, variável e incógnita são conceitos diferentes. A incógnita é um valor único, só pode ter uma solução. Por exemplo, na equação 2x + 3 = 7, a incógnita X só pode ter um valor, neste caso 2.

Por outro lado, o valor de uma variável pode ser diferente (como o próprio nome indica). Desta forma, na equação X + Y = 20, existem infinitos pares de soluções (dependendo do conjunto de números que é tido como universo). Assim, X e Y podem ser 13 e 7, 10 e 10, 2 e 18, 14 e 6, 19 e 1, etc.

O significado de Incógnita está na categoria: Geral