Número

O que são os números:

Um número é um conceito matemático para a representação de medida, ordem ou quantidade. Os números de ordem (primeiro, segundo, terceiro...) são designados por ordinais e os de quantidade (1, 2, 3...) são chamados de cardinais. Números de medida ou quantidade são expressos na base decimal pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, podendo ter uma parte inteira (antes da vírgula) e uma parte decimal (após a vírgula). Por exemplo, o número 2,37 tem 2 como parte inteira e 0,37 como parte decimal.

Em Matemática, os números são classificados como naturais (1, 2, 3,...), inteiros (...-2, -1, 0, 1, 2,...), racionais (contêm os inteiros e as suas frações ou razões), reais (contêm os racionais e outros que não podem ser expressos através de uma fração, por exemplo √2 ou π) e ainda os números complexos (contêm os números reais e raízes negativas).

Significado dos números

Ao longo da história, os números foram incorporando significados, de acordo com a cultura. Vejamos agora alguns significados dos números de 1 a 10:

Número Significado (s)
1 (um) Começo, princípio. Representa o Criador em alguma religiões monoteístas.
2 (dois) Representa dualidade, oposição, como o bem e o mal ou os dois elementos do movimento dialético (tese e antítese).
3 (três) Associado ao equilíbrio: o triângulo, os 3 Poderes, a Santíssima Trindade etc. É o número perfeito para o filósofo Pitágoras.
4 (quatro) Associado à racionalidade e à estabilidade. É o número do quadrado e da cruz.
5 (cinco) Associado à harmonia e ao equilíbrio, é o número dos sentidos e dos dedos das mãos e dos pés.
6 (seis) Associado à perfeição e à harmonia. É o número de pontas da Estrela de Davi e o dia da semana em que os homens foram criados (Bíblia).
7 (sete) Associado à totalidade e à renovação, o 7 é importante em diversas religiões, como o catolicismo, o judaísmo e o espiritismo.
8 (oito) Número da sorte, do sucesso e da prosperidade na cultura chinesa. El deitado representa o infinito.
9 (nove) Associado ao esforço (9 meses de gestação).
10 (dez) O 10 é importante em muitas sociedades (é a nota mais alta num concurso, a camisa mais importante do futebol etc). É muito presente na Bíblia: os 10 Mandamentos, as 10 pragas, o dízimo etc.

Veja também: