Significado de Jah

O que é Jah:

Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus.

O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

Na versão em inglês da palavra aleluia (Hallelujah), é possível encontrar o termo Jah na segunda parte da palavra, dando o significado de "adorai a Deus!"

Os nomes de alguns personagens bíblicos importantes, como Isaías, Malaquias e Jeremias também têm origem na palavra hebraica Jah.

Isso ocorre porque nomes com origem hebraicas e que possuem o fnal em "ias" quando traduzidos para o português, derivam do termo.

Quem é Jah no movimento Rastafari?

O movimento Rastafari começou na Jamaica durante a década de 1930, após uma profecia feita por Marcus Garvey, um comunicador, empresário e ativista jamaicano.

Garvey liderou uma organização conhecida como Associação Universal para o Progresso Negro (AUPN), cuja intenção era unificar os negros com a sua terra de origem.

marcusMarcus Garvey.

Garvey pregou em um dos seus discursos: "Olhe para a África, onde um rei negro será coroado, ele será seu Redentor". Essa afirmação se tornou a base do movimento Rastafari.

A profecia foi rapidamente seguida pela coroação do imperador Haile Selassie I na Etiópia. Os rastafarianos veem isso como o cumprimento da profecia de Garvey.

Haile SelassieHaile Selassie.

Haile Selassie é, portanto, considerado pelos seguidores do movimento Rastafari como o Messias Negro, o Jah Rastafari.

Ele é uma figura de salvação e acredita-se que ele irá redimir negros de supressores brancos, reunindo-os em sua terra natal, a África.

Veja também o significado de Jah Bless.

Data de atualização: 17/06/2019.