Significado de Testemunhas de Jeová

O que são as Testemunhas de Jeová:

Testemunhas de Jeová é um movimento religioso cristão com mais de 8 milhões de praticantes espalhados pelo mundo. Os seguidores dessa religião acreditam em um Deus único chamado Jeová e são seguidores de seu filho, Jesus Cristo.

Criado nos anos 1870 por Charles Russel nos Estados Unidos, esse movimento se popularizou com a publicação e distribuição da revista "A Sentinela", a publicação religiosa de maior circulação no mundo, com tradução para mais de 300 idiomas.

As Testemunhas de Jeová são conhecidas por seu trabalho de pregação em lugares públicos e de casa em casa. Elas baseiam todas as suas atitudes nos ensinamentos bíblicos e levam esses preceitos e princípios a outras pessoas.

Crenças e práticas das Testemunhas de Jeová

As crenças das Testemunhas de Jeová são aplicadas a todo o seu modo de vida: relacionamentos, trabalho, saúde e lazer. É preciso seguir os ensinamentos de maneira séria e aqueles que discordam publicamente da doutrina, são expulsos do grupo.

A Bíblia é a palavra de Deus e é cotidianamente estudada pelos seguidores dessa religião, os estudos bíblicos podem ser feitos individualmente, ou em grupos. Semanalmente são realizadas reuniões congregacionais nos Salões do Reino ou na casa de algum membro da congregação.

Apesar de acreditarem e serem seguidores de Jesus Cristo, as testemunhas de Jeová não acreditam que ele seja Deus. Jeová é o Deus único, adorado por esses fiéis. Diferente de outras correntes cristãs que acreditam na ideia do Deus Trino, composto pelo Pai, Filho e Espírito Santo.

Essa religião conta com um corpo governante, que é composto por homens experientes considerados irmãos de Cristo. Esse grupo é responsável por auxiliar no ensino e na compreensão dos preceitos bíblicos.

Para se tornar uma Testemunha de Jeová é preciso estudar por meses ou até mesmo anos e as pessoas só são batizadas depois de expressar com confiança o desejo de fazer parte do grupo. O batismo é realizado pela imersão da pessoa em água.

As Testemunhas de Jeová costumam fazer trabalho voluntário em prol da organização. Eles estão em lugares públicos distribuindo publicações gratuitamente ou fazendo visitas de casa em casa para fazer a pregação.

Saiba mais sobre Jeová.

Dentre as principais crenças dessa religião estão:

  • Neutralidade política e militar: as Testemunhas de Jeová não devem se envolver em atos ou grupos políticos, nem militares. Quando convocadas, as Testemunhas de Jeová se recusam a participar de conflitos militares.
  • Moralidade sexual: o sexo antes do casamento é terminantemente proibido, é preciso casar para poder ter relações sexuais. Além disso, a masturbação é proibida e condenada, masturbar-se é um ato considerado impuro.
  • Não fazem transfusão de sangue: a partir da interpretação que fazem a Bíblia, os testemunhas de Jeová não aceitam receber o sangue de outras pessoas, por isso esses religiosos não aceitam a realização desse procedimento médico.

Origem das testemunhas de Jeová

Essa religião se iniciou nos Estados Unidos em 1870 com o pastor Charles T. Russel, que organizava grupos de estudos bíblicos. Como resultado desses estudos, Russel iniciou a publicação da revista "A Sentinela" e assim o movimento se popularizou.

Para produção dessa revista, Russel criou a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião, que depois ficou conhecida como Testemunhas de Jeová. Hoje a religião conta com uma estrutura mundial de coordenação e com congregações locais.

Veja também o significado de cristão e jesus.

Data de atualização: 24/10/2019.