Significado de Yahweh

O que é Yahweh:

Yahweh, é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel.

Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo.

yhwhTetragrammaton de Yahweh.

Veja também o significado de Adonai.

A origem e história do nome Yahweh

Após o exílio na Babilônia (século VI a.C.), e especialmente a partir do século III a.C., os judeus deixaram de usar o nome Yahweh.

Quando o judaísmo se tornou uma religião universal e não meramente local o termo Elohim, que significa Deus, começou a substituir Yahweh afim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros.

Ao mesmo tempo, o nome divino era cada vez mais considerado sagrado demais para ser pronunciado. Por esse motivo, foi assim substituído vocalmente no ritual da sinagoga pela palavra hebraica Adonai (Meu Senhor), que foi traduzida como Kyrios ("Senhor") na Septuaginta, a versão grega das Escrituras Hebraicas.

Os massoretas, escribas judeus, que por volta do século VI ao século X trabalharam para reproduzir o texto original da Bíblia Hebraica, substituíram as vogais do nome YHWH pelos sinais vogais das palavras hebraicas Adonai ou Elohim.

Os estudiosos cristãos de língua latina substituíram o Y (que não existe em latim) por um I ou um J. Assim, o tetragrammaton se tornou o nome latino Jeová (JeHoWaH).

veja também o significado de Javé e Jeová.

O nome do Deus bíblico

O significado do nome pessoal do Deus israelita tem sido interpretado de várias maneiras. Muitos estudiosos acreditam que o significado mais apropriado pode ser "Ele traz à existência ao que quer que exista" (Yahweh-Asher-Yahweh).

No livro bíblico de 1 Samuel, Deus é conhecido pelo nome de Yahweh Teva-ot, ou "Ele traz as hostes à existência", as hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel.

O nome pessoal de Deus provavelmente era conhecido muito antes da época de Moisés. O nome da mãe de Moisés, por exemplo, era Joquebede (Yokheved), uma palavra baseada no nome de Javé.

Assim, a tribo de Levi, à qual Moisés pertencia, provavelmente conhecia o nome Yahweh, que originalmente poderia ter sido uma forma abreviada como Yo, Yah ou Yahu.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 02/09/2019.