Yahweh: definição, origem e história

Revisão por André Jácomo da Silva
Teólogo

Yahweh é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton), que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo.

yhwh - tetragrammaton de Yahweh
Tetragrammaton de Yahweh

A origem e história do nome Yahweh

Após o exílio na Babilônia no século VI a.C., e especialmente a partir do século III a.C., ao retornar para a "terra prometida" (durante o império persa), os judeus desenvolveram um forte temor ao pecado de idolatria.

A partir desse período, as sinagogas emergiram com a tradição farisaica e a transmissão dos ensinos da Lei. Nessa época surgiu a popular interpretação do mandamento "Não tomarás em vão o nome de YHWH".

Assim, o termo "Elohim", que significa Deus, começou a substituir Yahweh, a fim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros.

Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado. Por esse motivo, foi substituído vocalmente no ritual da sinagoga pela palavra hebraica Adonai ("Meu Senhor"), traduzida como Kyrios ("Senhor") na Septuaginta - a versão grega das Escrituras Hebraicas.

Os massoretas, escribas judeus, que do século VI ao século X trabalharam para reproduzir o texto original da Bíblia Hebraica, substituíram as vogais do nome YHWH pelos sinais vogais das palavras hebraicas Adonai ou Elohim.

Os estudiosos cristãos de língua latina substituíram o Y (que não existe em latim) por um I ou um J. Assim, o tetragrammaton se tornou o nome latino Jeová (JeHoWaH).

Veja também: Javé, Jeová e Adonai.

O nome do Deus bíblico

Em Êxodo 3:13-15, Moisés pergunta a Deus qual é Seu nome e sua resposta é: "Eu Sou o que Sou". Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico).

Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel.

O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés. O nome da mãe de Moisés, por exemplo, era Joquebede (Yokheved), uma palavra baseada no nome de Javé.

Assim, a tribo de Levi, à qual Moisés pertencia, provavelmente conhecia o nome Yahweh, que originalmente poderia ter sido uma forma abreviada, como Yo, Yah ou Yahu.

Veja também o que é:

Revisão por André Jácomo da Silva
Bacharel em Teologia (FTBSP), pós-graduando em Teologia e Interpretação Bíblica (FABAPAR) e pós-graduando em Teologia Sistemática (STJE).
Outros conteúdos que podem interessar