Significado de Matrioska

O que é uma Matrioska:

MatrioskaMatrioska é um brinquedo artesanal e tradicional da Rússia.

Também conhecida como “boneca russa”, a matrioska é caracterizada por reunir uma série de bonecas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras.

De acordo com a cultura russa, as matrioskas simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. O fato de uma boneca sair de dentro de outra maior representa o ato do parto, quando a mãe dá à luz a sua filha e, consequentemente, a filha dá à luz a outra criança, e assim sucessivamente. Para os russos, presentear alguém com uma matrioska é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz.

As matrioskas são tradicionalmente feitas de madeira e em formato cilíndrico. As feições e características das bonecas são detalhadas através da pintura manual.

Por norma, as matrioskas podem abrigar entre 6 e 7 bonecas de diferentes tamanhos, sendo que a menor fica no interior de todas e, ao contrário das outras, não possui uma abertura na sua estrutura.

Originalmente, as matrioskas surgiram no Japão, mas acabaram por ser incorporadas à cultura russa. Aliás, o nome “matriohska” foi escolhido como uma tentativa de adaptar a boneca originalmente japonesa à cultura russa, sendo que durante o final do século XIX a maioria das meninas russas se chamavam Matriona.

Atualmente, as matrioskas representam um dos principais objetos artesanais da cultura russa. A importância das bonecas russas é tão grande que em 2001 foi inaugurado o Museu da Matrioska, em Moscou.

O significado de Matrioska está na categoria: Geral