Significado de Carpa

O que é Carpa:

Carpa é uma espécie de peixe (Cyprinus carpio) comum na Ásia, África e Europa, mas com origem chinesa. Este animal possui diversos significados míticos na cultura oriental, como um sinal de boa sorte, virilidade, sabedoria e resistência.

Também conhecida como koi ou karpa koi, a carpa é criada em tanques há mais de mil anos. Vive também em águas cálidas, de rios de curso lento e de lagos. Se alimentam de pequenos invertebrados que captura no lodo. 

Algumas espécies de carpa são populares exclusivamente como peixes de ornamentação, sendo mantidas em lagos ou aquários. 

Em países orientais, como Japão e China, a carpa significa boa sorte, sucesso, vida longa e perseverança, e é um peixe muito valorizado e respeitado. 

Existe uma lenda chinesa que diz que a carpa tinha que atingir a fonte do Rio Amarelo, que atravessa todo o continente chinês, na época da desova, tendo que nadar e saltar vales cheios de cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que chegasse até o fim se transformaria em dragão.

Tatuagens de carpas

carpas tatuagemO desenho da carpa é um muito utilizado em tatuagens, e possui vários significados, como força para alcançar os objetivos, jóias vivas que nadam, perseverança e valentia, pois esses peixes são capazes de nadar contra a correnteza e saltar cachoeiras nas época de desova.

A carpa dourada é o modelo mais usado para os desenhos das tatuagens, sendo também bastante associadas à sabedoria e ao conhecimento intelectual.

Simbolicamente, ao tatuar uma carpa apontada para cima, representa a vontade e força que a pessoa tem para concretizar sonhos e objetivos futuros. Quando a carpa é desenhada com a face para baixo, significa que as principais metas de vida daquela pessoa já foram realizadas, graças a muita luta e perseverança.

O significado de Carpa está na categoria: Geral