Não Reagente
Não reagente significa o resultado negativo de determinado exame. No âmbito da medicina, consiste na indicação da não existência de determinada doença no organismo examinado.
A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa.
O termo não reagente é usado sempre em exames de sangue, exames de gravidez (Beta HCG), de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, sífilis, entre outras.
Por exemplo, quando o resultado de um exame é “HIV não reagente” significa que o indivíduo não está contaminado com o vírus desta doença.
Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.
O oposto de um resultado “não reagente” é o “reagente”, que representa a afirmação da existência de determinada doença, vírus ou bactéria no organismo vivo.
VDRL não reagente, o que significa?
VDRL é a sigla em inglês de Venereal Disease Research Laboratory (VDRL), que consiste num exame para descobrir se determinado paciente já esteve exposto à bactéria da sífilis (Treponema pallidum), uma doença sexualmente transmissível.
Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.