Significado de Comorbidade

O que é Comorbidade:

Comorbidade é a existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa.

Uma das características da comorbidade é que existe a possibilidade de as patologias se potencializarem mutuamente, ou seja, uma provoca o agravamento da outra e vice-versa. Além disso, a comorbidade pode dificultar o diagnóstico e influenciar o prognóstico.

Quanto a exemplos de comorbidade, existem doenças e condições que são consideradas comorbidades da obesidade, como por exemplo: diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, entre outras. Da mesma forma, estamos perante uma comorbidade no caso de uma pessoa que sofra de hipertensão arterial e glaucoma.

Outro caso em que geralmente há comorbidades é o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Pessoas com esse transtorno, além de apresentarem sintomas como distração, hiperatividade, impulsividade, também podem ser diagnosticadas com: depressão, Transtorno de Personalidade Anti-Social, Transtorno Alimentar, Transtorno Bipolar, entre outros.

Relativamente aos fatores que levam à comorbidade, existem fatores de risco que podem agravar uma doença ou causar outra que será denominada comorbidade. Apesar disso, dependendo da doença, nem sempre é possível identificar os elementos causadores da comorbidade.

A palavra comorbidade é formada pelo prefixo co-, que significa "junto" e morbidade, palavra que indica a incidência de doenças.

Descubra mais sobre o significado de morbidade.

Comorbidade em Psicologia e comorbidade psiquiátrica

Na psicologia, a comorbidade consiste em transtornos que ocorrem no indivíduo no âmbito mental e não no físico. Esta é uma área abordada pela Psicologia e Psiquiatria.

A comorbidade psiquiátrica consiste na existência de mais de um transtorno psiquiátrico em simultâneo no mesmo indivíduo. Por exemplo, uma pessoa pode ser portadora de Transtorno Bipolar e Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Este tipo de comorbidade pode surgir quando a pessoa é dependente de álcool, drogas ou outras substâncias psicoativas. Nos casos em que se verificam comorbidades em pessoas com transtornos psiquiátricos graves, estudos mostram que há maior probabilidade de suicídio, recaída e detenções pela prática de atos ilegais.

Comorbidade ou co-morbidade?

Quanto à dúvida referente à ortografia: comorbidade ou co-morbidade, a forma correta de escrever é sem o hífen, já que o acordo ortográfico de 1990 determinou que em palavras com o prefixo co- deve sempre ocorrer a aglutinação deste à palavra.

Data de atualização: 02/01/2018. O significado de Comorbidade está na categoria: Medicina